RECONHECIMENTO

DECEA, CISCEA E FREQUENTIS recebem prêmio de tecnologia em congresso internacional

A solução tecnológica de rede de comunicações operacional ATN-BR venceu na categoria Inovação e Tecnologia
Publicada em: 11/03/2017 08:00
Imprimir
Fonte: CISCEA, CANSO e Frequentis
Edição: Agencia Força Aérea, por Ten João Elias

O Tenente-Brigadeiro Aquino recebendo o prêmio IHS Jane’s ATC Technology AwardO Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e a empresa Frequentis receberam, conjuntamente, o prêmio IHS Jane´s Air Traffic Control Awards, durante o Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress). O evento foi realizado terça-feira (07/03), em Madri, na Espanha.

A solução tecnológica de rede de comunicações operacional ATN-BR (Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - NextGen ATN-Brazil – First deployed SDN in ATM) foi a vencedora na categoria Inovação e Tecnologia.

Para o Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, a excelência da solução desenvolvida pela Frequentis foi uma resposta à total dedicação do time da CISCEA, tanto na elaboração quanto na fiscalização dos requisitos definidos para a modernização da rede operacional.

“A visão de futuro de nossa equipe técnica tornou o produto da Frequentis revolucionário e extremamente competitivo em nível mundial. Não tenho dúvidas ao dizer que, em termos de tecnologia aplicada às redes de Controle de Tráfego Aéreo, estamos hoje à frente de provedores de serviço de navegação aérea consagrados, tais como a FAA [Federal Aviation Administration] e a EUROCONTROL [European Organization for the Safety of Air Navigation]”, afirmou.

Prêmio

Desde 2001, o evento premia anualmente as mais destacadas iniciativas, cujos resultados agregaram maior eficácia para a atividade do Controle do Espaço Aéreo ao longo do período. Projetos das mais diversas organizações do controle aéreo são submetidos ao crivo de uma mesa julgadora composta por representantes da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO – Civil Air Navigation Services Organisation), da EUROCONTROL, da FAA, da IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), dentre outras.

O IHS Jane´s ATC Awards é reconhecido hoje como a mais significativa premiação relacionada à atividade no mundo. As seis categorias incluem prêmios de Meio Ambiente, Tecnologia Habilitável, Pista, Prestação de Serviços, Inovação e Tecnologia.

"Estamos muito orgulhosos de ganhar este fantástico prêmio junto com a nossa cliente CISCEA e esperamos continuar a implementar futuras redes ATM baseadas em IP [Internet Protocol]", disse Hannu Juurakko, Vice-Presidente ATM Civil da Frequentis.

Solução ATN-BR

A solução ATN-BR é uma rede de tráfego aéreo de nova geração que representa uma significativa contribuição para a melhoria da segurança operacional e da capacidade do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Batizada de Vital Sphere, tem, entre várias funcionalidades, a capacidade de perceber as demandas das aplicações operacionais, em tempo real, e mudar a rede para atender os requisitos de qualidade de serviço de comunicações.

O Tenente-Coronel Belchior apresentando o NextGen ATN-BrazilProporciona, também, uma tecnologia de rede de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) abrangente, com suporte de altos níveis de disponibilidade, flexibilidade operacional e escalabilidade para atender às atuais e futuras demandas da gestão do tráfego aéreo brasileiro, contemplando ainda o benefício adicional de redução do custo de operação das redes de longa distância (WAN) do SISCEAB.

"Esta premiação sacramenta um trabalho de alta especialidade da nossa equipe técnica na CISCEA", disse o Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, líder da equipe desse projeto na CISCEA.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, explica que um dos desafios atuais enfrentados em relação à instabilidade QoS (Quality of Service) da infraestrutura de telecomunicações é o cenário de degradação (brownout) dos níveis de serviço dentro da rede.

"Ao implementar uma rede Frequentis ATM-grade com capacidades de rede definidas por software [SDN], esperamos melhorar substancialmente a forma como lidamos com estes cenários de degradação no futuro, conseguindo, assim, uma alta disponibilidade e segurança melhorada para os nossos sistemas ATM e Controle do Tráfego Aéreo [ATC], de forma transparente para usuários finais", ressaltou.

A CISCEA, que é responsável pelo desenvolvimento e implantação de sistemas de controle do espaço Aéreo, está realizando, junto com a Frequentis, a implantação desta solução nos Centros Integrados de Defesa e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTAs 2 e 3).

"A CISCEA tem buscado, nas suas implantações, incentivar soluções que tragam a médio e longo prazo economia de escala. A solução para o ATN-Br materializa esta busca com a economia no uso das comunicações, suportando assim a alta taxa de crescimento do número de passageiros por ano, o qual no ano passado chegou a 102 milhões de passageiros. Estamos muito felizes com esta premiação, pois sinaliza que estamos no caminho correto", declarou o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida.