FUMAÇA

Equipe da Esquadrilha realiza treinamento de readaptação

Público pode acompanhar atividades em programas realizados na unidade
Publicada em: 10/02/2017 08:00
Imprimir
Fonte: EDA, por Tenente Flávia Cocate
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

As primeiras atividades operacionais da Esquadrilha da Fumaça em 2017 já estão acontecendo com os voos de readaptação dos pilotos, em que cada aviador faz uma média de sete voos. A readaptação é composta por exercícios básicos na aeronave, voos por instrumentos, seguidos de manobras feitas paulatinamente, culminando com o treinamento completo de demonstração com sete aviões. Essa etapa deve ser concluída na primeira quinzena de fevereiro.

Ainda em janeiro, o piloto recém-admitido ao Esquadrão, Capitão Aviador Pedro Augusto Esteves, novo 5 (Ala Esquerda Externa), realizou seu primeiro voo com a Esquadrilha da Fumaça. Ele também participa de algumas fases da readaptação e, após realizará o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea.

Fumaça para todos verem

A agenda de demonstrações de 2017 ainda está em definição, mas o público pode saber mais sobre o trabalho da Esquadrilha no site e também por meio de programas que tiveram a unidade aérea como tema.

Gravadas no final de 2016, três produções feitas com a Esquadrilha da Fumaça foram exibidas durante o período de férias do esquadrão. Com o tema “presença feminina na manutenção de aeronaves”, a TV Aparecida produziu reportagem em que apresentou as quatro mulheres que fazem parte do grupo atual da Fumaça, formado por 71 integrantes.

Assista ao vídeo da TV Aparecida

A EPTV, regional de São Carlos da TV Globo, gravou matéria com o tema “amor à profissão”, na qual mostrou o amor que os pilotos da Esquadrilha da Fumaça sentem pelo seu trabalho, dedicando-se plenamente à missão do esquadrão. O “amor na profissão” também foi abordado, apresentando o casal Major Aviador José de Almeida Pimentel Neto e Sargento Marin, que se dedicam juntos ao trabalho da Força Aérea.

Veja matéria da EPTV

O jornalista Iberê, que possui um canal no Youtube, Manual do Mundo, com mais de sete milhões de inscritos, produziu uma entrevista com o Capitão Aviador Lucas Pacheco Yoshida sobre várias informações das aeronaves, do voo e das curiosidades da Esquadrilha da Fumaça. O vídeo já alcançou mais de meio milhão de visualizações.

Assista ao vídeo no canal Manual do Mundo: