REESTRUTURAÇÃO

Em Campo Grande (MS), FAB ativa Ala 5

Solenidade marcou a assunção do Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça ao cargo de comandante da nova unidade
Publicada em: 01/02/2017 08:31
Imprimir
Fonte: Ala 5
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

Como parte da reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB), foi ativada nesta terça-feira (31/01) a Ala 5 em Campo Grande (MS). A cerimônia presidida pelo Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, marcou a assunção do Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça ao cargo de comandante da nova unidade. Na ocasião, também foi realizada a desativação da Base Aérea de Campo Grande (BACG).

A nova estrutura abriga três esquadrões aéreos: um de caça, o Esquadrão Flecha (3º/3º GAV); um de transporte, o Esquadrão Onça (1º/15º GAV); e um de busca e salvamento, o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV). Além disso, fazem parte da Ala 5 o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR, e um Grupo Logistico. “O desempenho da Ala 5 é fundamental para a reestruturação e é um fator de sucesso para que a FAB cumpra sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional com vistas à defesa da Pátria”, ressaltou o comandante do COMPREP, Tenente-Brigadeiro Egito.

A ativação da Ala 5 faz parte do programa de reestruturação administrativa e operacional da FAB que tem o objetivo de concentrar serviços e direcionar investimentos para a atividade-fim. “Obstinados, olhando firme para o futuro, trabalhamos para que, no menor tempo que se fizer possível, possamos ver o alvorecer de uma Força Aérea ainda mais vibrante, operacional e pujante”, destacou o Comandante da Ala 5, Coronel Daniel.