CARREIRA

Futuros oficiais aviadores iniciam preparação operacional em Natal (RN)

Militares passarão um ano na Ala 10 para formação na aviação escolhida
Publicada em: 10/01/2017 11:05
Imprimir
Fonte: Ala 10, por Ten Juliana Lopes
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Egressos da Academia da Força Aérea (AFA), 117 aspirantes integrantes da Turma Tupã se apresentaram na segunda-feira (09/01) na Ala 10, em Natal (RN). Os militares passarão o ano de 2017 especializando-se nas aviações de caça, asas rotativas, busca e salvamento, transporte, patrulha e reconhecimento, durante o Programa de Especialização Operacional (PESOP).

“Durante esse ano vocês passarão por uma mudança de comportamento, ou seja, deixarão de ser alunos para se tornarem oficiais”, afirmou o Comandante do GITE, Tenente-Coronel Aviador Paulo Roberto Cursino dos Santos, em discurso para a turma.

Na primeira etapa do programa, os aviadores realizarão o Curso de Tática Aérea (CTATAE), no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), que tem por objetivo fornecer os conhecimentos teóricos necessários aos primeiros anos da vida operacional dos Tenentes e Capitães Aviadores.

O Aspirante Matheus Revoredo dos Santos é integrante da turma Tupã e potiguar de nascimento. Após sete anos longe, ele retorna à cidade natal e se prepara para alçar voos mais altos. “Esse é o nosso primeiro passo para a vida real, operacional, e a sensação é de expectativa pelos desafios que estão por vir”, afirma o militar que se especializará na aviação de Transporte, pelo Esquadrão Rumba.

A aula inaugural do CTATAE acontece nesta terça-feira e será ministrada pelo Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira. 

 PESOP 2017 - O Programa de Especialização Operacional tem como objetivo formar os pilotos de combate da FAB. Os aviadores aspirantes a oficial passam um ano na Ala 10, preparando-se para se tornarem pilotos de combate e, então, integrarem as equipes operacionais da Força Aérea, nas diversas unidades operacionais espalhadas pelo Brasil.

O Programa é coordenado pela Ala 10 e realizado pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE) e pelas três unidades aéreas sediadas em Natal: Esquadrão Joker (2º/5º GAV), que prepara os pilotos da aviação de caça; Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), que capacita os pilotos de transporte, patrulha e reconhecimento; e o Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), responsável pela formação dos pilotos de asas rotativas.

De janeiro a março, os estagiários passam pelo Curso de Tática Aérea no GITE, em que aprendem os princípios e orientações teóricas necessárias para atuar em combate. Em seguida, inicia-se o treinamento prático nas unidades aéreas.