ESPORTE

Cerca de 220 nadadores participam da 49ª Maratona de Natação em Santos

Desafio promovido pela Base Aérea de Santos consiste em 24km de prova no Canal de Bertioga
Publicada em: 16/11/2016 15:00
Imprimir
Fonte: BAST/Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

A chuva que caiu no litoral paulista durante todo o fim de semana não afastou os apaixonados pela natação. A 49ª edição da Maratona de Natação 14-BIS, promovida pela Base Aérea de Santos, no sábado (12/11), atraiu 220 participantes de todo o Brasil.

Entre a largada, no Forte São João, em Bertioga, até a Base Aérea de Santos, foram 24 km na travessia do Canal de Bertioga. A prova segue o regulamento da Federação Internacional de Natação (FINA).

“Essa prova é aguardada pela comunidade da natação. São 24 km em um canal. É um desafio. Quem participa é por que gosta e vem para se superar”, avalia o comandante da unidade militar, Coronel Carlos Alberto Panza Santos. O oficial também destaca que a atividade está alinhada com o incentivo que o Comando da Aeronáutica tem oferecido ao esporte brasileiro.

De acordo com os organizadores, neste ano, além resistência exigida pela extensa duração da prova, que pode chegar a até dez horas, a travessia foi dificultada pela chuva constante e pelo movimento desfavorável da maré.

Outro fator atípico que marcou a prova foi o incidente com águas-vivas. A equipe de saúde da Base atendeu 60 atletas com queimaduras. Metade deles foram socorridos no posto localizado às margens do canal na metade do percurso da prova. Os demais concluíram a prova e então foram atendidos na própria Base.

O comandate explica que, neste ano, o aparecimento das águas-vivas foi “muito acima da média”. A estrutura de saúde disponibilizada pela organização envolveu uma equipe com sete profissionais militares (médicos e auxiliares), do SAMU e de uma escola de enfermagem. Além disso, três unidades de pronto atendimento e um hospital estavam de prontidão. “Conseguimos montar uma estrutura de saúde adequada para atender”, avalia.

A estrutura de apoio também incluiu dez embarcações para acompanhar a prova e fiscais em terra para controle e suporte aos nadadores que abandonaram a competição ao longo do percurso. Outro aspecto planejado foi o esquema de resgate dos atletas que encontraram dificuldades e encaminhamento para atendimento médico. Ao final da prova, os atletas também foram amparados com alimentação, cobertores e outros suportes necessários para sua recomposição.

“A grande preocupação da organização sempre é a integridade dos atletas e o controle. Precisamos saber onde está cada um dos participantes”, explica o Coronel Panza, sobre a colocação de balizas e o monitoramento dos atletas dentro da água durante todo o tempo.

Tempo de prova - O tempo médio de realização da prova foi de 6h40min. O primeiro colocado foi o jovem Matheus Evangelista. Ele terminou a travessia em 4h42min.

Entre os competidores na categoria militar, o melhor classificado foi o Major Adherbal Treidler, integrante do efetivo do Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), que participou pela quarta vez da competição.

O evento contou com apoio de diversas instituições como a Praticagem de Santos, Prefeituras de Bertioga e Guarujá, Marinha do Brasil,  e Clube de Nadadores de Maratonas Aquáticas (NAMAN).