HOMENAGEM

Comandante da Força Aérea Portuguesa recebe a Ordem do Mérito Aeronáutico

Militar foi condecorado com o Grau de Grande-Oficial
Publicada em: 04/11/2016 09:00
Imprimir
Fonte: ADIEXAER
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (FAP), General Manuel Teixeira Rolo, que possui cargo correspondente ao de Comandante da Força Aérea Brasileira, foi condecorado, na quinta-feira (27/10), com a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), Grau de Grande-Oficial. A imposição foi realizada pelo Embaixador do Brasil na República Portuguesa, Luiz Alberto Figueiredo Machado, em cerimônia ocorrida na Embaixada do Brasil em Lisboa em comemoração ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.

O Adido de Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil em Portugal, Coronel Aviador Fernando César da Costa e Silva Braga, leu a Ordem do Dia e promoveu uma exposição no Auditório da Embaixada sobre o Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont.

Durante a cerimônia outras personalidades, civis e militares, receberam as condecorações da FAB como a Medalha Bartolomeu de Gusmão, Medalha Mérito Santos Dumont e OMA, grau de Cavaleiro.

Portugal é um dos parceiros no projeto do KC-390 e em julho deste ano o protótipo pousou em Évora e Lisboa. Primeiro país a receber essa aeronave fora do Brasil, a FAP junto com o Ministério da Defesa estuda a aquisição de 06 aeronaves desse modelo em substituição aos C-130.

Em dezembro deste ano ocorrerá a VIII REMFA (Reunião de Estados-Maiores da Força Aérea Brasil –Portugal) quando serão definidos os entendimentos de intercâmbio para o período de 2017-2018.