ENGENHARIA

Simpósio marca Dia da Engenharia da Aeronáutica

Evento reuniu 180 pessoas no Rio de Janeiro
Publicada em: 31/10/2016 17:05
Imprimir
Fonte: DIRENG
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

A Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) realizou, de 25 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro, o Simpósio de Infraestrutura da Aeronáutica, que tratou de temas como Meio Ambiente, Contra Incêndio, Patrimônio Imobiliário e Engenharia Operacional, entre outros assuntos relevantes à Infraestrutura.

Participaram do evento cerca de 180 profissionais dos Sistemas de Engenharia (SISENG), Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio (SISCON), Sistema de Transporte (SISTRAN) e Sistema de Patrimônio (SISPAT), além de representantes de outras organizações da FAB.

O primeiro dia do simpósio foi dedicado a apresentar as modificações trazidas pela reestruturação da FAB, como a alteração da designação da DIRENG para Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e a proposta de nova estrutura.

No segundo dia, o Diretor da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro (DPIMA), General de Brigada Antônio César Alves Rocha, e sua equipe, apresentaram a estrutura organizacional da DPIMA e aspectos da gestão patrimonial do Exército Brasileiro (EB). “Para nós, é um momento de aperfeiçoar alguns processos, verificar outros que podemos criar e amadurecer a nossa Diretoria. Ao transmitirmos o conhecimento estamos também criando no espectador da palestra uma série de perguntas que permitirão o crescimento do Exército Brasileiro”, destacou o General.

O público também teve acesso à palestra do Major Wallace Mattos, do USACE Liaison Officer to SOUTHCOM, que destacou as principais atribuições do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE), abordando as atividades voltadas à Gestão do Patrimônio e do Meio Ambiente nos EUA, bem como as características da carreira de um Engenheiro no USACE.

Foram apresentadas, ainda, informações sobre os aspectos das ações em execução na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), características de contratações sustentáveis, apresentadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária, apresentado pela ANAC.

Durante o simpósio, foi montada uma estrutura de campanha pelo 1º Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), onde os participantes receberam instrução teórica e prática referente ao emprego de carros de combate a incêndio (CCI), bem como tiveram a oportunidade de realizar treinamento funcional na plataforma do Sistema Integrado de Logística de Material e Serviços (SILOMS).

Para o Diretor de Engenharia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Borba, o Simpósio atendeu aos objetivos. "Os assuntos foram bem diversificados, abordando todos os Sistemas da DIRENG e contribuindo para a integração, transmissão de conhecimentos e aproximação dos elos à DIRINFRA”, ressaltou.