BUSCA E SALVAMENTO

FAB busca seis desaparecidos no litoral de Santa Catarina

Naufrágio nesta manhã deixou uma vítima fatal, seis desaparecidos e 16 sobreviventes. Helicóptero da Força Aérea levou vítima para Florianópolis
Publicada em: 20/10/2016 16:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Humberto Leite

Seis homens estão desaparecidos no litoral de Santa Catarina desde às 5 horas desta sexta-feira (20/10), depois de o navio pesqueiro George Seif Jr naufragar a aproximadamente 97 km de distância de Florianópolis. O navio mercante BBC Citrine, que estava na área, resgatou 16 sobreviventes e o corpo de uma vítima fatal do naufrágio.

Às 12h50, um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) voou até o BBC Citrine e içou em uma maca um sobrevivente identificado como Aflíngio Laurindo dos Santos, com suspeita de fraturas na região do tórax. A aeronave pousou às 14h10 no Parque da Luz, no centro de Florianópolis, e o paciente foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Regional Governador Celso Ramos. A técnica de resgate de vítima em convés foi objeto de treinamento pelo Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) durante o exercício Carranca V realizado no início deste ano.

Neste momento, um avião da FAB especializado para a missão de busca,  SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), sobrevooa a área próxima ao naufrágio para tentar localizar os seis desaparecidos. O avião faz buscas em uma área de 150 km². Ainda não há indícios dos náufragos.

De acordo com o Capitão Marconi Augusto Farias de Oliveira, do Salvaero de Curitiba, órgão que coordena as buscas aéreas, o tempo está bom, mas o mar está agitado, o que dificulta a localização das vítimas. A tripulação da aeronave lançou uma boia equipada com antena e sistemas de monitoramento para poder avaliar constante as condições da área. "Nós estamos em tempo real recebendo as informações, porque a cada minuto o cenário muda. A partir disso é possível definir a área de busca de acordo com as correntes", explicou o militar.

A missão de busca é realizada em coordenação com a Marinha do Brasil.