OUTUBRO ROSA

Mais de 80 mulheres, entre civis e militares, participaram das atividades

Foram doados em torno de 750 lenços
Publicada em: 20/10/2016 14:30
Imprimir
Fonte: HFAB
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves


“É muito importante que a mulher tenha informações acessíveis para que ela tenha consciência que se a doença for detectada no início a chance de sobreviver é muito grande”. Esse foi o relato da Tenente especialista em serviço hospitalar, Kelly Campos da Silva Tavares, durante o ciclo de palestras realizado nesta terça-feira (18/10) no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB). A oficial foi diagnosticada com câncer de mama aos 46 anos e contou, durante o evento, como descobriu a doença, os desafios e a força de vontade para vencer o período mais difícil.

Durante o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, foram abordados temas como a prevenção da doença, a importância do
diagnóstico precoce através do auto exame, o tratamento odontológico durante a quimioterapia, orientações de movimentação de corpo e atividades físicas que influenciam de maneira positiva na vida da paciente. Todos esses aspectos foram abordados não só para o bem estar do cotidiano de quem tem a doença, mas até na realização do auto exame, fazendo com que a mulher aprenda a conhecer melhor o seu corpo.

Atividades como dança, sorteios de brindes, exposições e exames rápidos, também foram fizeram parte da programação.

O dia também foi marcado pelas doações que o hospital recebeu para a Campanha de Doação de Lenços. Foram doados em torno de 750 lenços de cabelos, além de três perucas e, ainda, em virtude da campanha do ano passado, foram entregues cabelos para produção de perucas. “O HFAB tornou-se importante parceiro das instituições de tratamento do câncer com campanhas que visam alertar para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer. Essas ações são enriquecidas com mobilização do efetivo, buscando, além da informação, contribuir para o bem estar das pacientes como arrecadações e doações que, sem dúvida, melhoram a saúde e, principalmente, a auto estima de quem está em tratamento”, destacou o diretor do HFAB, Coronel Médico Evandro Souza de Lima, sobre a importância da ação.

Em 2015, o HFAB realizou a campanha de doação de cabelo, onde todo material arrecadado foi destinado a uma instituição que fabrica perucas e doado às mulheres em tratamento de câncer de mama. Foram doados cerca de 10 metros de cabelo.

As entregas para a Campanha de Doação de Lenços podem ser feitas até 31/10, de segunda a sexta-feira, na Comunicação Social e na Secretaria da Direção do HFAB, das 7h às 15h30. Outro ponto de coleta é o Programa de Assistência Integral (PASIN), também no hospital, das 7h às 17h.

Clique aqui e ouça a entrevista da Tenente Kelly concedida à Rádio Força Aérea FM. Ela conta como descobriu a doença e os desafios enfrentados.