CIVISMO

Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional realiza homenagem aos aviadores

Cerimônia militar aberta ao público ocorre neste domingo (02/10), em Brasília (DF)
Publicada em: 30/09/2016 10:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

A solenidade de Substituição da Bandeira Nacional homenageia, neste domingo (02/10), o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado em 23 de outubro. O evento ocorre a partir das 9 horas na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF) e vai contar com a presença de diversas autoridades civis e militares.

"A troca da bandeira nacional é uma solenidade cívico-militar de muito júblio e a nossa expectativa é que a população, a sociedade brasiliense, compareça e participe do evento", ressalta o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita.

Durante a cerimônia será realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional ao som do Hino Nacional, a salva de 21 tiros de canhão e o desfile de sete grupamentos militares, incluindo um composto especificamente por aviadores e aeronavegantes da FAB.

A substituição da bandeira ocorre no primeiro domingo de cada mês desde 1973. Há um revezamento entre as três Forças Armadas, a Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O objetivo é despertar e incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais. Desta vez, a cerimônia é de responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB), sob comando do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

Serviço:

Evento: Substituição da Bandeira Nacional

Local: Praça dos Três Poderes – Brasília (DF)

Data: Domingo (02/10)

Horário: 9h