SEMINÁRIO

Academia da Força Aérea discute dilemas éticos em operações de paz

Tema teve como base as situações reais enfrentadas pela Força Aérea Canadense
Publicada em: 22/09/2016 10:08
Imprimir
Fonte: AFA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Em uma situação de guerra, como decidir a melhor forma de realizar a missão sem causar possíveis danos a inocentes? Como decidir sobre algo que pode impactar a vida de diversas pessoas, seja para o bem ou para o mal, e conviver com as consequências destas ações? Esses foram alguns dos temas debatidos na sexta-feira (16/09), na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), em um intercâmbio com uma comitiva da Royal Canadian Air Force Academy. O debate visou discutir os dilemas éticos enfrentados em operações de paz.

Em suas palestras o CMG Réal Brisson, o Professor Dr Marc Imbeault e o Professor Mr Francis Clemermont apresentaram situações reais enfrentadas pela Força Aérea Canadense em missões de paz ao longo dos últimos anos, bem como conceitos filosóficos para auxiliar na resolução de dilemas éticos enfrentados pela tropa em situações extremas. 

“A importância de eventos como este está relacionada com a maneira de se construir indivíduos e trabalhar a liderança, com mais ética e integridade”, comenta o Professor Clermont. “É importante também para a organização poder se estabelecer como uma instituição que age de maneira sistêmica e tem suas bases e fundações alicerçadas em princípios, valores éticos e morais e integridade. Todos esses são temas muito importantes, especialmente nos dias atuais”, complementou. 

A palestra “Cybernetics or the art of governing ethically within the system” (Cibernética ou a Arte de Governar Eticamente dentro do Sistema) apresentou aos cadetes o caso da atuação dos militares canadenses na Somália, em 1992, quando foi constatado pelas autoridades canadenses o despreparo de sua tropa para lidar com a população civil em estado de vulnerabilidade.

Já a discussão sobre “Ethics, integrity and the military profession” (Ética, Integridade e a Profissão Militar) apresentou ao corpo de cadetes, pensamentos filosóficos distintos que precisam ser utilizados de maneira equilibrada em qualquer tipo de processo decisório.

Para o Cadete Intendente André Dias o seminário foi importante para entender que as decisões pessoais não representam somente o juízo de valor individual, mas os conceitos e valores da instituição que representamos:

“O Seminário serviu, justamente, como uma grande ferramenta de ensino e auxílio a nós, futuros líderes da força, no processo decisório complexo que enfrentaremos nas nossas vidas de oficiais, sejam eles dilemas éticos - como os diversos exemplos apresentados durante todo o dia-, ou rotineiros, no exercício da liderança interpessoal nas seções e exercícios simulados”, ressaltou.