SEGURANÇA DE VOO

Evento debate operação de helicópteros em São Paulo

Evento direcionado aos operadores será realizado nos dias 04 e 05 de outubro; inscrições estão abertas até 29 de setembro
Publicada em: 20/09/2016 14:55
Imprimir
Fonte: SERIPA IV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

Pilotos, mecânicos, engenheiros, inspetores, supervisores, gestores, alunos e proprietários de empresas que operam helicópteros formam o público-alvo do Simpósio de Segurança de Voo para Asas Rotativas. O evento, promovido pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), será realizado nos dias 4 e 5 de outubro em São Paulo (SP). As vagas são limitadas (400). As inscrições são grátis e podem ser feitas neste link até 29 de setembro.

Serão abordados assuntos atuais e importantes relacionados à operação de helicópteros, especialmente tópicos que vêm permeando incidentes e acidentes investigados nos últimos anos pelo órgão nas regiões de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A Circulação de Aeronaves na Terminal São Paulo, Segurança em Voos de Check (verificação) e Emergências em Helicópteros: Monomotor e Multimotor estão entre as palestras já confirmadas.

“Considerando que a informação é ferramenta indispensável à segurança de voo, além da necessidade da participação de todos para a prevenção de acidentes, este simpósio representa uma oportunidade para a comunidade aeronáutica discutir assuntos relevantes para o desenvolvimento com segurança deste importante segmento da aviação brasileira”, afirma o Chefe do SERIPA IV, Tenente-Coronel Adalberto Santos Prado. Este é o quarto evento direcionado aos operadores de helicópteros realizado pelo SERIPA IV.

De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE) em 2013, São Paulo é considerada a cidade com maior movimentação aérea de helicópteros no mundo. São mais de 400 aeronaves registradas e cerca de duas mil operações diárias (pousos e decolagens). Em virtude da grande frota de helicópteros no município e arredores, a cidade tem um sistema exclusivo para o controle das aeronaves nas proximidades do aeroporto de Congonhas.

O evento também se propõe a contribuir com a meta do International Helicopter Safety Team (IHST). A entidade internacional voltada à segurança de voo para helicópteros quer reduzir em 80% o número de acidentes nesse segmento da aviação.

Serviço
O que? Simpósio de Segurança de Voo para Asas Rotativas
Quando? 4 e 5 de outubro
Onde? Auditório da Universidade Anhembi Morumbi (Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, São Paulo-SP), a
partir de 18h30.