COMANDO

Em PE, cerimônia marca transmissão de cargo do Segundo Comando Aéreo Regional

Unidade é responsável por atividades administrativas e logísticas da Aeronáutica em oito Estados do Nordeste
Publicada em: 12/09/2016 12:20
Imprimir
Fonte: II COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) recebeu novo comandante na sexta-feira (09/09). A solenidade militar oficializou a transmissão de cargo do Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer para o Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar. A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

A unidade é responsável por coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas da Aeronáutica em oito Estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí), além de executar ações de segurança e defesa do espaço aéreo nacional relativo à sua área de jurisdição.

“Durante o tempo em que esteve à frente do II COMAR, ficou evidente para o Comando-Geral de Operações Aéreas e para mim pessoalmente a forma como se dedicou para cumprir a missão que lhe foi atribuída. As adversidades apresentadas foram sempre suplantadas, com a infatigável busca da excelência que lhe é inerente e até mesmo com o sacrifício do convívio militar”, afirmou o Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro Gerson Nogueira Machado de Oliveira, sobre o trabalho desenvolvido. O Major-Brigadeiro Volkmer esteve à frente do II COMAR desde março de 2015. “Aqueles que trabalharam diariamente com Vossa Excelência sabem que, por onde passou, fez a diferença. És um verdadeiro exemplo de generosidade, caráter, habilidade profissional, possuidor de um raciocínio simples e objetivo, características estas que o tornam merecedor de toda admiração e respeito”, complementou.

A cerimônia também marcou a despedida do serviço ativo Força Aérea Brasileira do Major-Brigadeiro Volkmer, que completou 40 anos de carreira na Aeronáutica. “Agora faço meu pouso final e pela última vez, dirijo-me aos meus comandados para lhes dizer que foi uma honra estar ao lado de todos vocês. À Força Aérea Brasileira, minha missão foi cumprida”, afirmou o oficial-general em discurso.

Currículo do novo comandante - O Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, é natural de Rio de Janeiro (RJ) e foi promovido ao atual posto em 2014. É praça de 1976. Em sua carreira de piloto, acumulou mais de 4,9 mil horas de voo em diversas aeronaves. Antes de assumir o II COMAR, era chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Entre os principais cargos que ocupou, estão a Subchefia de Comando e Controle da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Comandante da Terceira Força Aérea, Chefe do Estado-Maior do Sétimo Comando Aéreo Regional, Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Chile e Comandante da Base Aérea de Natal. Foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário Militar - grau de Alta Distinção, Medalha Mérito Desportivo Militar, Medalha da Vitória, grau de Grande-Oficial, Estrela Militar das Forças Armadas do Chile - no grau Estrela ao Mérito Militar, entre outras.