PARALIMPÍADA

Controle de tráfego aéreo repete êxito na abertura das Paralimpíadas

Monitoramento de aeronaves que circulam nas áreas de exclusão é feito a partir da Sala Master
Publicada em: 08/09/2016 16:55
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Um esquema de segurança do espaço aéreo foi montado, nesta quarta-feira (07) para a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no entorno do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Das 15h às 24h foi ativada a área vermelha, mantendo o espaço aéreo fechado nesse período.

Com o funcionamento da Vila Olímpica, a área vermelha da Barra da Tijuca foi ativada desde a zero hora da quarta-feira (07/09), mesmo esquema utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nos Jogos Olímpicos e que permanece até o dia 19 de setembro. A ação é coordenada em conjunto pelo COMDABRA e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Somente poderão voar nessa área aeronaves que possuam autorização expressa do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), incluindo as das Forças Armadas, órgãos de segurança pública, chefes de Estado e autoridades públicas, aeronaves-ambulância e aquelas utilizadas pelas organizações dos eventos esportivos.

No período dos Jogos Paralímpicos, o monitoramento e o gerenciamento das aeronaves que circularem nas áreas de exclusão são efetivados a partir da Sala Master de Comando e Controle, ambiente estruturado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade do DECEA responsável pela administração de todos os voos dentro da área de controle do espaço aéreo brasileiro.

Segundo o coordenador da Sala Master, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, as articulações entre defesa aérea e controle de tráfego aéreo durante a cerimônia da abertura das Paralimpíadas tiveram êxito, pois foi colocado em prática o planejamento realizado durante vários meses, minimizando o impacto na aviação civil. "Cumprimos a missão da FAB, que era defender o espaço aéreo e mitigar qualquer impacto na regularidade e na fluidez do tráfego aéreo civil”, disse o Oficial General.

No dia da cerimônia de abertura foram monitorados 34 pousos e decolagens de aviação geral, além de 471 movimentos de voos comerciais nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro.