AVIAÇÃO

Força Aérea participa da maior feira de aviação geral da América Latina

Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) explica funcionamento do tráfego aéreo
Publicada em: 01/09/2016 14:05
Imprimir
Fonte: SRPV-SP, por Ten Simone Dantas
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Controladores explicam o funcionamento do tráfego aéreoQuem visita a 13ª edição da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition – LABACE, realizada até esta quinta-feira (01/09) no Aeroporto de Congonhas, além de conhecer modernas aeronaves de aviação executiva, poderá entender como funciona o tráfego aéreo brasileiro.

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) disponibilizou consoles com a reprodução da tela de controle radar e do controle do tráfego helicópteros – o Helicontrol – sistema único no Brasil e em operação em São Paulo desde 2004. O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 2) também expõe informações sobre o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico – SISSAR.

As exposições não apenas satisfazem a curiosidade dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) mas têm a função de divulgar serviços prestados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) à comunidade aeronáutica. “É importante informar aos pilotos e tripulantes como o Sistema de Busca e Salvamento funciona e que está à disposição dos usuários. É como um seguro de vida, ninguém quer usar mas é importante saber que estamos sempre preparados para atuar”, afirma o Capitão Aviador Bruno de Morais Strafacci, Chefe da Subdivisão de Busca e Salvamento do CINDACTA 2.

Exposição do SISSAR atrai visitantes na LabaceNeste ano, o tema da maior feira do ramo na América Latina é “Aviação Geral: Patrimônio Nacional” já que, para Leonardo Fiuza, Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), “o governo tem mantido um discurso de chamamento de todos os setores para recuperar a economia e o desenvolvimento do país e, a aviação, sem dúvida é parte disso”. Isso porque, de acordo com a ABAG, a aviação geral no Brasil mantém uma frota de 15.290 aeronaves e gera 193.912 postos de emprego. Ainda, segundo Fiuza, a aviação brasileira passa por um período de transição para o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e a comunidade aeronáutica está confiante nos investimentos na área e na troca de experiências a partir dessa mudança. “Acreditamos no diálogo transparente e de alto nível”, ressaltou o Presidente da ABAG, entidade que promove a LABACE.

Coordenação Operacional - A feira é uma oportunidade de realização de negócios e conta com exposição de fabricantes nacionais e internacionais de aeronaves. Para garantir a vinda desses aviões e helicópteros para exposição, o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, responsável pelo controle do tráfego aéreo na Terminal São Paulo coordenou a chegada de cerca de 40 aeronaves. “Fazemos a coordenação junto à Infraero e à ABAG para garantir a fluidez do tráfego aéreo em Congonhas”, afirma o Major Especialista em Controle do Tráfego Aéreo Tedi Ohtsubo, Chefe da ATM (do inglês Air Traffic Managment), área responsável pelo gerenciamento de tráfego aéreo do SRPV-SP.