RIO 2016

Base Aérea do Galeão pronta para receber autoridades internacionais

Autoridades serão recepcionadas com honras militares
Publicada em: 27/07/2016 20:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Flávio Nishimori

A Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, será o destino, nos próximos dias, de várias autoridades internacionais que vêm ao Brasil para os Jogos Olímpicos. A previsão é que, a partir de segunda-feira (01/08), chefes de estado comecem a desembarcar na BAGL.

“A gente inicia essa atividade no dia primeiro. Nos dias 4 e 5, considerados o pico, vamos operar 24 horas com capacidade para receber até nove chefes de estado por hora”, explica o Comandante Interino da BAGL, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Guedes.

Cerca de 35 líderes mundiais devem pousar na Base do Galeão. Entre eles presidentes, príncipes e reis. Neste seleto rol estão, por exemplo, o príncipe de Mônaco e o presidente da Alemanha. As autoridades serão recepcionadas com honras militares. Para isso, equipes de soldados vão se revezar para realizar esse cerimonial.

“É muita emoção participar dessa missão. São momentos que vou levar para o resto da minha vida”, explica o soldado Caio Augusto Ribeiro da Silva.

A Base já possui tradição em receptivo de líderes mundiais em grandes eventos. Foi assim, por exemplo, na Rio + 20, em 2012, e na Jornada Mundial da Juventude.

“Os legados dessas experiências anteriores vão culminar com o maior evento que já aconteceu aqui, as Olimpíadas do Rio de Janeiro. A responsabilidade é grande, mas nos preparamos e estamos prontos”, diz o Comandante Interino da BAGL, Tenente-Coronel Leonardo Guedes.

Veja como a Base Aérea do Galeão se prepara para os Jogos Rio 2016: