ENSINO

Curso de Busca e Salvamento é oferecido para elos do sistema SAR

Objetivo é qualificar os alunos para atuarem com pronta resposta em incidentes
Publicada em: 15/07/2016 08:30
Imprimir
Fonte: Salvaero Curitiba
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Curitiba (Salvaero Curitiba) realiza até esta sexta-feira (15) o Curso Básico de Busca e Salvamento - SAR 005 - nas instalações do Aeroclube de São Paulo, situado no Campo de Marte.

O curso, gratuito, teve início no dia 11 de julho e tem por objetivo proporcionar aos alunos experiências de familiarização com os conceitos de Busca e Salvamento e valorizar a importância da atividade no Brasil, os qualificando a atuar como Elos do Sistema SAR.

A turma é composta por 115 alunos de organizações militares, da segurança pública do estado de São Paulo, de empresas aéreas, de escolas de aviação e de associações ligadas à aviação.

Segundo o coordenador do curso, Capitão Aviador Bruno Olimpio de Morais Strafacci, ministrar o Curso em São Paulo traz um grande retorno ao Sistema de Busca e Salvamento, considerando que a região apresenta o maior volume de tráfego aéreo do país e também é responsável pela maior quantidade de incidentes SAR. "Desse modo, qualificar os alunos como elos do Sistema SAR significa aumentar a eficiência das operações de Busca e Salvamento", explica o Capitão.

O aluno Marcos Roberto Pimenta, integrante do Corpo de Reservista de Aeronáutica, ressalta que a intenção é estar pronto para auxiliar nas atividades sociais e humanitárias dentro do Brasil e no exterior. “O curso certamente possibilitará um incremento da pronta resposta às operações de Busca e Salvamento com o foco na salvaguarda de vidas”, diz.

Trabalho em equipe - Um exemplo recente da importância da atuação de Elos do Sistema de Busca e Salvamento foi o apoio prestado pelo Grupo de Rádio Patrulha Aérea de São Paulo (GRPAe-SP) durante as buscas a um helicóptero que caiu próximo à cidade de Cajamar em 26 de junho de 2016. Na ocasião, diante do conhecimento da emergência em horário próximo ao pôr do sol, o Salvaero Curitiba coordenou a decolagem de um helicóptero do GRPAe-SP e o apoio terrestre do Corpo de Bombeiros de Cajamar na noite do dia 26. Como resultado, o Sistema SAR manteve a pronta resposta enquanto a aeronave especializada em busca aérea da FAB se planejava para iniciar o voo na área de interesse logo ao nascer do sol do dia seguinte.