RIO 2016

Atletas da FAB atingem índices para os Jogos Olímpicos

Dois atletas se classificaram durante o Trofeu Brasil de Atletismo em São Paulo
Publicada em: 04/07/2016 16:45
Imprimir
Fonte: SRPV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

SGT HIGOR ALVES NA SEMIFINAL DO SALTO EM DISTANCIA | MARCELO ZAMBRANA/CBATOs Sargentos Higor Alves e Jorge Vides, competidores do atletismo, conquistaram vagas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 durante o Troféu Brasil de Atletismo, realizado entre 30 de junho e 03 de julho em São Bernardo do Campo (SP).

O Sargento Higor conquistou a classificação na modalidade Salto em Distância ao vencer a prova com a marca de 8,19 m. Ele superou os 8,15 m (índice mínimo exigido pelo órgão que regula o atletismo nas Olimpíadas) na sua primeira tentativa.

JORGE VIDES CONQUISTA OURO E INDICE PARA OLIMPIADA | S1 RENATO / IV COMARJá o Sargento Jorge Vides conquistou a medalha de ouro nos 200 m rasos masculino com o tempo de 20.40 segundos, superando em 10 décimos o índice olímpico. “Estou muito feliz e agradeço à Força Aérea Brasileira [FAB] pelo apoio. Agora vou buscar uma medalha nas Olimpíadas”, afirmou o sargento.

Os atletas fazem parte de um total de 20 esportistas da FAB que participaram do Troféu Brasil. A competição foi a última oportunidade para os atletas atingirem os índices necessários para participarem dos Jogos Olímpicos em agosto.

Além dos Sargentos Higor Alves e Jorge Vides que garantiram a participação na Olimpíada durante o Troféu Brasil de Atletismo, outros oito militares do atletismo da FAB estão confirmados para os Jogos do Rio.

Atletismo da FAB nas Olimpíadas:

Marilson dos Santos – Maratona;
Juliana Paula – 3000m com obstáculos;
Jorge Vides – 200m rasos e revezamento 4x100m;
Fernanda Martins – Lançamento do Disco;
Darlan Romani – Arremesso do Peso;
Geisa Arcanjo – Arremesso do Peso;
Thiago Braz – Salto com Vara;
Higor Silva – Salto em Distância;

Wagner Domingos – Lançamento do Martelo;
Alexander Russo – Revezamento 4x400m.

JORGE VIDES NOS 200M RASOS DO TROFEU BRASIL | MARCELO ZAMBRANA/CBATEsperança - Os atletas que não atingiram o índice ainda podem ser convidados para participar dos Jogos Olímpicos no Rio, como é o caso dos Sargentos Mikael Jesus, dos 400m com barreiras e, Ronald Julião, do Lançamento do Disco.

Segundo o Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro, para participar da Olimpíada, atingir o índice é condição essencial, entretanto, alguns atletas podem ser convidados para completar a quantidade mínima de participantes em diversas modalidades.

“Por exemplo, para todas as corridas há um número de atletas para compor as séries já previstas para os Jogos Olímpicos. Caso não haja a quantidade necessária, atletas do ranking da International Association of Athletics Federations (IAAF) podem ser convidados para completar os grupos”, explicou Carneiro. Mikael de Jesus e Ronald Julião possuem boa posição no ranking e, portanto, ainda podem ser convidados.