SAÚDE

FAB transporta coração e fígado para transplante em Brasília

A missão contou com o apoio da aeronave C-98 Caravan da Base Aérea de Anápolis
Publicada em: 21/06/2016 16:15
Imprimir
Fonte: BAAN
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

FAB_BAAN_transporte_orgãos_2016_01  TENENTE DANILOPassa bem o homem de aproximadamente 40 anos que recebeu um coração após o órgão ser transportado por uma avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O C-98 Caravan, aeronave administrativa da Base Aérea de Anápolis (BAAN), foi acionado, nessa segunda-feira (20/06), para realizar o transporte do Hospital de Urgências de Goiânia, em Goiás, para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Na mesma missão, foi também transportado um fígado para o Instituto do Coração (INCOR) em Brasília (DF).

A tripulação do C-98 decolou da BAAN às 13h55 e pousou no Aeroporto Santa Genoveva de Goiânia às 14h20. A equipe médica embarcou com os órgãos e o voo seguiu para a Capital Federal, chegando às 16h40 no pátio militar do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de onde o coração seguiu de helicóptero para o ICDF e o fígado seguiu de ambulância para o INCOR.

FAB_BAAN_transporte_orgãos_2016_03  TENENTE DANILOO paciente receptor do coração começou a ser preparado por volta das 16 horas. O procedimento inicia com antecedência, considerando o tempo de isquemia do órgão. A cirurgia terminou às 19h30. O destino do fígado não foi informado.

“Como minha formação é de piloto de reconhecimento, eu nunca tive a oportunidade de participar de uma missão como essa. Foi muito gratificante poder fazer a diferença na vida de um brasileiro dessa forma. Nessa hora, todo o meu esforço pessoal na formação profissional foi recompensado generosamente”, explicou o Tenente Aviador Danilo Silveira da Costa, um dos pilotos da aeronave.

Leia o post especial do Força Aérea Blog com o passo a passo para transporte de órgãos.