OPERACIONAL

Interoperabilidade entre FAB e EB visa treinamento para as Olimpíadas

Trabalho em conjunto aprimora técnicas de defesa antiaérea
Publicada em: 27/06/2016 10:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Cynthia Fernandes

  BAANO trabalho entre militares do Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3º GDAAE), da Força Aérea Brasileira (FAB), e da Seção de Tiro do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe), do Exército Brasileiro (EB), tem dois grandes objetivos: aprimorar as técnicas de defesa antiaérea em conjunto e contribuir para o preparo operacional nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O treinamento acontece durante a Operação Sabre, que vai até o dia 30 de junho, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás.

Dentro do contexto de guerra simulada, com a participação de dois países rivais fictícios (Blue e Red Force), as unidades de defesa aérea pretendem proteger o alvo das aeronaves inimigas que tentam invadir o país hostil. As ações de defesa antiaérea no ponto sensível são coordenadas por um Centro de Operações, composto por 85 militares da FAB e do EB.

  BAANDe acordo com o Comandante do 3º GDAAE, Major Flávio Schiatti, o treinamento é uma preparação para os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em agosto. “O trabalho em conjunto ajuda a aprimorar a doutrina de defesa antiaérea, sendo assim, a FAB e o EB ganham”, declara.