RIO 2016

Militares se preparam para atuar na comunicação da FAB durante as Olimpíadas

Curso foi direcionado a profissionais que atuam nas seções de comunicação social das unidades do RJ, SP e MG
Publicada em: 16/06/2016 18:00
Imprimir
Fonte: III COMAR, por Ten Myrian de Aguiar

  Faltando apenas 50 dias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, foi realizado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, o 1º Estágio de Comunicação Social, promovido pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) em parceria com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). O objetivo é preparar os militares do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a desempenharem a função de comunicação social de suas unidades, durante os eventos.

Com a missão de atuar no Controle do Espaço Aéreo, na Defesa e Segurança do país, na recepção de autoridades e em atividades complementares, a Força Aérea Brasileira (FAB) conta com esses militares para que a possam divulgar a atuação da FAB durante o evento. “É importante que a população saiba o papel da Força Aérea durante os Jogos Olímpicos e todos os alunos aqui são fundamentais para isso”, afirmou o Tenente Luis Humberto Vieira Leite, chefe da seção de imprensa da subdivisão de Assessoria de Imprensa do CECOMSAER.

Além de noticiar as ações da FAB, cabe também aos militares de comunicação social a responsabilidade de manter informado o público interno de sua organização militar, de atender as demandas da imprensa junto ao CECOMSAER e assessorar diretamente seus comandante para proporcionar e manter a boa imagem das unidades e por conseqüência da FAB. “Tenho certeza de que toda a minha equipe e das organizações envolvidos no estágio agora estão ainda mais preparadas para atuar nas Olimpíadas e Paralímpiadas, além de termos estreitado os laços entre os elos envolvidos, o que facilita muito o trabalho no dia-a-dia”, avalia a Tenente Thaís Lemgruber Américo, chefe da Comunicação Social da BAGL.

   Para enriquecer o conhecimento foram abordados assuntos como: Comunicação Integrada, Fundamentos de Jornalismo, Relacionamento da FAB com a mídia, Gerenciamento de Crise, Mídias Sociais, Comunicação Social na FAB e a Comunicação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.

“As instruções são bem interessantes e propícias ao momento que os elos de comunicação social estão vivendo, que é a preparação para os eventos relacionados aos Jogos Olímpicos 2016. Assuntos relacionados a jornalismo, por exemplo, são diferentes de tudo o que eu havia aprendido na minha carreira de infantaria, mas extremamente importante para quem comanda militares que atuarão nas ruas durante as Olimpíadas, como tropas, batedores, e terão contato com o público externo e, provavelmente com a presença de imprensa”, afirmou o Capitão Renan Antunes, chefe da Comunicação Social do Batalhão de Infantaria de Aeronática Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ).

Ministraram o Estágio de Comunicação Social, o chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o chefe da seção de imprensa da subdivisão de Assessoria de Imprensa do CECOMSAER, Tenente Jornalista Luis Humberto Vieira Leite; e chefe da seção de projetos da subdivisão de relações públicas do CECOMSAER, Tenente Relações Públicas Mariana Helena de Oliveira Viza.