CARREIRA

FAB forma 289 novos sargentos de diversas especialidades em todo o País

Militares integram quadro de graduados temporários da Aeronáutica
Publicada em: 16/06/2016 17:45
Imprimir
Fonte: BAPV; BASM; CLA; I, III, V, VI e VII COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

A Força Aérea Brasileira (FAB) formou 289 novos sargentos nesta quinta-feira (16/06) em todo o País. Os profissionais que concluíram a primeira fase do Estágio de Instrução e Adaptação para Praças (EIAP 2016) prestaram juramento à Bandeira Nacional, assumindo compromissos com o militarismo e a defesa da pátria.

O curso tem por objetivo preparar para a carreira militar profissionais de nível técnico nas mais diversas áreas de formação. A seleção compreendeu inscrição, avaliação curricular e inspeção de saúde. Para participar do processo seletivo, os profissionais devem ter entre 19 e 45 anos de idade, ensino médio completo, além de curso técnico de nível médio e registro em conselho profissional (quando houver) conforme a especialidade pretendida de interesse do Comando da Aeronáutica.

Ao término do período de estágio de um ano, composto ainda por mais duas fases, os sargentos recém-incorporados poderão servir por até oito anos na FAB por meio de prorrogações anuais conforme interesse individual e a critério da administração.

Veja como foram as formatura em todo o País:

6 COMAR  Distrito Federal - O Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) formou novos sargentos temporários da Guarnição de Aeronáutica de Brasília. A turma com 97 alunos de 13 especialidades celebrou a conclusão do curso de formação que durou cerca de dois meses. A formatura foi realizada na Base Aérea de Brasília (BABR) e reuniu aproximadamente 400 convidados entre civis e militares.

A emoção entre a Sargento Lucena e o Sargento Hugo revela muito mais que uma conquista profissional. Mãe e filho comemoram o fim do estágio do Quadro de Sargentos Convocados (QSCon), onde concluíram juntos essa nova etapa de suas vidas. “Motivo de orgulho, participar dessa nova conquista ao lado de minha mãe. Preciso agradecer infinitamente à Força Aérea Brasileira essa grande oportunidade”, relatou o Sargento Hugo.

“O encontro com os novos graduados da Força Aérea Brasileira é um momento singular que renova as energias de todos aqueles que compartilham o privilégio de vivenciar esta solenidade”, disse o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita.

cla  Maranhão - Os 13 novos sargentos formados pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, receberam as divisas de Terceiros-Sargentos dos amigos e familiares. A cerimônia que marcou a ascensão na graduação militar foi realizada na capital São Luís.

O primeiro colocado Sargento Técnico Arrumador Josélio De Souza Nascimento, e o destaque militar, Sargento Técnica em Informática Vanessa Dias Moreira, foram agraciados com prêmios.

“Jamais, esqueçam dos ensinamentos e orientações repassadas por todos os intrutores na formação que forjaram em cada, elementos como o caráter, o companheirismo, o comprometimento, a lealdade, o respeito, a verdade, dentre inúmeros outros. Sintam orgulho deste dia, pois ele ficará marcado para sempre na vida de vocês formandos, bem como das pessoas mais próximas, afinal passam a compor uma instituição essencial para a manutenção da soberania aeroespacial brasileira”, afirmou o Diretor do CLA, Coronel Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

Com a conclusão desta 1ª fase do estágio de adaptação, os novos sargentos passam a servir nas organizações militares da Guarnição de Aeronáutica de Alcântara, que além do CLA, compreendem o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL) e a Prefeitura de Aeronáutica de Alcântara (PAAK), integrando o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon).

  Manaus - Nesta quinta-feira (16/06), 53 alunos do Quadro de Sargentos Convocados (QSCon) foram declarados sargentos da Força Aérea Brasileira. A cerimônia militar foi realizada no hangar do Esquadrão Arara (1°/9° GAA), localizado na Base Aérea de Manaus (BAMN).

Um dos formandos é o Sargento Técnico em Administração Eder Lima Lopes. Ex-militar da Marinha do Brasil, onde foi fuzileiro naval, o graduado queria voltar à vida militar. “Meu desejo era retornar. Conseguir isso foi inacreditável porque com a minha idade não esperava voltar. Antes eu era soldado e voltar como sargento foi uma honra muito grande”, disse.

A formação dos novos graduados foi coordenada pelo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR). Durante esse período, os então alunos tiveram instruções militares e treinamento físico. A turma também participou de um exercício de campanha, que foi iniciado com uma marcha, em que o grupo aprendeu técnicas de sobrevivência na selva e na água, reconhecimento de animais peçonhentos, prática de construção de armadilhas, busca de alimentos, aulas de orientação diurna e noturna, meios improvisados de flutuação, técnicas de obtenção de água e de fogo e transporte de feridos.

Os sargentos, recém-formados, vão trabalhar em diferentes organizações da Guarnição de Aeronáutica de Manaus. “Tentarei viver ao máximo essa experiência, aproveitar cada momento e utilizar o aprendizado na vida civil quando acabar meu tempo na Força Aérea”, concluiu o Sargento Lopes.

RIO DEJANEIRO  RIO DEJANEIRORio de Janeiro – “Sinto muito orgulho de ver meu filho vestir essa linda farda azul. Sei que foi difícil, mas sempre soube que a sua vitória era certa”, declarou emocionada a mãe do Sargento Casley Reis de Jesus. O filho foi eleito pelos instrutores, monitores e companheiros de turma o destaque militar pela sua irrepreensível conduta, zelo e elevado espírito de corpo.

O novo sargento foi um dos 23 profissionais que participaram o estágio ministrado pelo SERENS-3 no Rio de Janeiro. O curso teve duração de 54 dias encerrou com a formatura realizada nesta quinta-feira (16/06). A cerimônia foi presidida pelo Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves.

Dentre os militarem recém-formados, destacou-se como primeiro colocado no curso o Sargento Diego Justino Matos. Ele obteve os melhores resultados nas avaliações de ordem unida, teste de aptidão do condicionamento físico e nas provas de regulamentos e normas militares. “Ele é um homem muito comprometido e excelente pai de família, fico feliz em vê-lo sendo reconhecido pelo seu esforço”, afirmou a esposa, Daniele da Silva Gonçalves. 

BELEM  BELEMPará – Araújo era soldado até fevereiro, quando encerrou seu tempo de serviço na Aeronáutica. Agora, o militar retorna a instituição na graduação de sargento. “É uma realização, pois sei de onde vim e lutei para estar aqui”, afirma o Sargento Claudenir Araújo das Mercês que recebeu prêmio como estagiário padrão. Ele foi um dos 24 sargentos formados pelo Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), em Belém (PA).

Seu plano agora é terminar o ensino superior e fazer a prova de carreira para Oficial da Aeronáutica. “Foi muito difícil, mas agora é uma honra reencontrar os velhos amigos de trabalho” contou entusiasmado o militar que fez seleção em abril para o Quadro de Sargentos Convocados (QSCON).

Os Terceiros-Sargentos prestaram o compromisso à Bandeira Nacional e receberam os certificados de conclusão do curso das mãos de seus familiares. Os profissionais de ensino médio são das áreas de Administração, Pavimentação, Eletricidade, Topografia e Informática.

“Estamos honrados com a disposição de vocês para ingressar na Força Aérea. Aproveitem este período para aprender e crescer. Espero que vocês deixem um legado de respeito, dignidade, caráter e amizade entre seus pares, subordinados e superiores hierárquicos”, ressaltou o Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, Comandante do I COMAR e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA).

O primeiro lugar da turma ficou com o Sargento Eduardo Ferreira da Silva.

Turma Lagash / QSCON EAP 2016  3S VALERIARio Grande do Sul – O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) formou 46 novos sargentos nas especialidades técnicas de: administração, eletrônica, eletricidade, informática, motorista, obras, arrumador e topografia.

O primeiro colocado, Sargento Técnico em Informática Marcus Vinícius de Oliveira Azambuja, recebeu os cumprimentos do Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, e dos familiares.

Durante seu discurso, o Comandante relembrou da fase de treinamento dos concludentes, ressaltando que poucas empresas no mercado de trabalho proporcionam um período de aprendizagem tão completo quanto a Força Aérea Brasileira.

  Santa Maria - Na Base Aérea de Santa Maria (BASM), a cerimônia foi presidida pelo Tenente-Coronel Aviador Clauco Fernando Vieira Rossetto, Comandante da unidade. Ao todo, 16 novos sargentos se formaram no EAP. 

“O desejo de entrar para a Força Aérea sempre foi o meu objetivo e penso que posso muito contribuir durante o período do contrato, para o meu crescimento individual e profissional e também para o engrandecimento da FAB,” afirmou o primeiro colocado do estágio, Sargento Maurício da Silva Ribeiro.

babv  Rondônia – A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) formou 17 novos sargentos em cerimônia militar de conclusão do Estágio de Instrução e Estágio de Adaptação para Praças 2016 (EIP e EAP).

Os novos militares realizaram o compromisso e a continência à Bandeira Nacional. Também foi entregue o certificado ao Sargento Técnico em Eletricidade Pablo Vitor Vieira Belarmino. O militar se destacou com a melhor média final do estágio.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Interino da BAPV, Tenente-Coronel Aviador Galvão, demais Comandantes de Esquadrão e familiares convidados, que realizaram a entrega dos distintivos aos sargentos.

Durante os meses de curso, os militares participaram de instruções sobre temas relacionados ao militarismo e à liderança, além de exercício de campanha.