FUMAÇA

Esquadrilha faz apresentações no Mato Grosso do Sul e São Paulo neste fim de semana

Expectativa é de 40 mil pessoas em Dourados (MS) e 10 mil em Votuporanga (SP)
Publicada em: 16/06/2016 15:00
Imprimir
Fonte: EDA, por Tenente Flávia Cocate
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

  A Esquadrilha da Fumaça fará apresentações nas cidades de Dourados (MS) e Votuporanga (SP) neste fim de semana.

No sábado (18/06), as sete aeronaves farão demonstração aérea às 15h para celebrar os 50 anos do Aeroclube Municipal de Dourados. A expectativa dos organizadores é que 40 mil pessoas acompanhem as manobras. O evento é divulgado em 38 municípios da região. “A última demonstração da Fumaça em nossa cidade aconteceu em 2011. Trata-se de uma grande apresentação que os moradores de nossa região poderão assistir, conhecendo o trabalho da Força Aérea Brasileira de toda a equipe da Fumaça”, afirma Juliano Soares Lopes, presidente do Aeroclube.

No domingo (19/06), às 16h, as acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça vão homenagear os 79 anos da cidade de Votuporanga (SP). “Nós esperamos mais de 10 mil pessoas na demonstração. Quando a Fumaça confirmou a vinda aqui na cidade, foi uma grande comoção dos moradores de Votuporanga e toda região nas nossas redes sociais. Será um grande presente para nosso aniversário”, relata Orlando Ribeiro, o diretor do Departamento de Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Votuporanga.

Para o piloto Ala Esquerda (#3), o paulista Tenente Lucas Pacheco Yoshida, será a primeira demonstração na sua cidade natal. Ele fará a locução durante a apresentação, explicando ao público as manobras nos céus. “É um orgulho ter um piloto da Fumaça que nasceu em nossa cidade. Isso vai influenciar muito os nossos jovens a também seguir a carreira de aviador”, afirma Ribeiro.

Espetáculo de emoção - Neste ano, a Fumaça já realizou 14 demonstrações em cinco estados no Brasil e no Chile. Cada apresentação tem duração média de 35 minutos, período em que são realizadas 50 manobras. As apresentações representam o trabalho da Força Aérea Brasileira e incentivam os jovens a seguirem a carreira militar.

No último fim de semana (12/06), quando foi celebrado o Dia dos Namorados, a Esquadrilha reuniu 5 mil pessoas na   apresentação em Ibaté (SP). O frentista Carmo Aparecido Stein chegou a se emocionar ao lado de sua companheira durante a manobra feita pelas seis aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. “Até chorei ao lado da minha esposa. Foi emocionante ver a manobra Coração. Essa é a primeira vez que vejo uma apresentação com as aeronaves A-29 Super Tucano e achei muito lindo. A cada ano que assisto, a demonstração fica ainda melhor”, comentou o fã.

No dia anterior (11/06), cerca de 10 mil acompanharam a apresentação em Rio Claro (SP). “Muito emocionante a demonstração, principalmente o início com a Formatura Concorde e o Looping”, comentou o garçom José Lima sobre as demonstrações feitas com sete aeronaves. Fã declarado, ele já perdeu a conta da quantidade de vezes que assistiu às acrobacias da Esquadrilha, mas ficou impressionado com as manobras realizadas a bordo dos aviões A-29 Super Tucano.