TECNOLOGIA

FAB promove Simpósio Internacional de Nanossatélites

O evento conta com representantes do Brasil e do exterior
Publicada em: 07/06/2016 12:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

  Sargento Johnson/ CECOMSAERA Força Aérea Brasileira (FAB) realiza até quinta-feira (09/06), em Brasília, o 1º International CubeSat Simposium of Brasilia, que tem o objetivo de promover a integração da comunidade científica brasileira e norte-americana sobre os pequenos satélites (cubesats), além de estimular, nos alunos do ensino médio, a mentalidade de pesquisa na área de espaço. O simpósio, realizado pelo Núcleo do Centro de Operações Espaciais Principal (NuCOPE-P), acontece no Quality Hotel e Suítes Brasília e é voltado para público específico, mediante convite.

O NuCOPE-P é uma organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) que usa sistemas espaciais para aumentar a efetivid  Sargento Johnson/ CECOMSAERade das Forças Armadas e de outros órgãos do governo. Com o objetivo de também promover pesquisas e incentivar o desenvolvimento em assuntos ligados à operação desses sistemas espaciais, foram convidados representantes do setor acadêmico. Entre eles, professores da Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC) e de Minas Gerais (UFMG), além do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para exporem seus avanços na área espacial. 

No cenário externo foram convidados palestrantes do Comando Sul da Força Aérea Norte Americana, da Florida University, da Naval Postgraduate School, da Johns Hopkins University e da NASA. “Essas parcerias já vêm se desenvolvendo no meio acadêmico e militar. Nossa ideia é que este simpósio sirva para apresentar os resultados obtidos, reforçar os vínculos institucionais e estabelecer metas para o futuro”, afirma o Coronel Hélcio Vieira Junior, chefe do NuCOPE-P.

Na programação, está confirmada a presença do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, e também do professor da NASA, Dr. James Spann, que fará uma palestra para alunos de colégios do Distrito Federal. O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).