EDUCAÇÃO

Inscrições para pós-graduação em desempenho humano vão até 03 de junho

Mestrado é direcionado para civis e militares do ministério da Defesa e das Forças Armadas
Publicada em: 01/06/2016 12:00
Imprimir
Fonte: UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, está  com inscrições abertas até o dia 03 de junho para o Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional no Setor Aeroespacial (PPGDHO). O curso, em nível de mestrado na modalidade profissional, é direcionado para militares e civis do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].

Para a primeira turma serão selecionados até oito alunos regulares que deverão passar em todas as etapas do certame, que consta de análise da documentação relativa à inscrição; análise e avaliação do projeto preliminar do trabalho de conclusão de curso; prova de compreensão de língua inglesa; e entrevista.

O programa tem como objetivo a melhoria do nível de desempenho humano operacional no setor aeroespacial, por meio da capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas e de produções técnicas, face às demandas laborais decorrentes das diferentes atividades desempenhadas pelos recursos humanos (militares e civis) no setor aeroespacial. Também tem como meta possibilitar que os sistemas de armas sejam projetados, desenvolvidos e adquiridos a partir de dados científicos sobre o elemento humano e seu desempenho.

"Seguindo uma tendência mundial, a Força Aérea Brasileira tem reconhecido as pessoas, o elemento humano, como componentes críticos no desenvolvimento, na aquisição e na operação de sistemas complexos. Ao reconhecer equipamentos de defesa como sistemas complexos, a UNIFA identificou a necessidade de realizar pesquisas com o foco no Elemento Humano, suas capacidades e limitações, de maneira a promover o desempenho ótimo do sistema Homem-Máquina”, explicou o Coronel Gilvan Vasconcelos da Silva, coordenador do programa.

O novo programa de pós-graduação da UNIFA foi criado e aprovado pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) em 20 de agosto de 2015. O edital do exame de seleção para aluno regular do PPGDHO pode ser acessado no Boletim do Comando da Aeronáutica nº 82, de 17 de maio de 2016. Para mais informações sobre o processo de seleção do PPGHO o candidato pode acessar o link aqui.