GRIPEN NG

Aeronave apresentada na Suécia é batizada como caça inteligente

Força Aérea Brasileira foi uma das protagonistas da cerimônia, uma vez que adquiriu 36 aeronaves do novo modelo
Publicada em: 18/05/2016 15:33
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

  Divulgação SaabO Gripen E/NG foi apresentado nesta quarta-feira (18/05) numa cerimônia na sede da empresa sueca Saab, em Linköping, na Suécia, para mais de 500 convidados. O rollout do “smartfighter” (caça inteligente), como é chamado, finaliza a fase de desenvolvimento da aeronave de combate - considerada uma das mais modernas do mundo - para dar início à fase de ensaios em voo. O Brasil é considerado o maior cliente externo da empresa sueca, uma vez que foram encomendadas 36 aeronaves que começam a ser entregues a partir de 2019.

Diferente do Gripen C/D, aeronave atualmente operada na Suécia, África do Sul, República Tcheca, Hungria e Tailândia, a nova versão apresenta um sistema aviônico mais moderno e adaptável a vários cenários de guerra. Entre as novidades apresentadas pela empresa, estão o aumento da potência do motor e da capacidade de transportar armamentos. O Gripen E está equipado com um conjunto de sensores altamente integrado e sofisticado, incluindo um radar ativo de varredura eletrônica (AESA, do inglês Active Electronically Scanned Array), sistema de detecção e rastreamento de alvos por infravermelho (IRST, Infra Red Search and Track), e tecnologia datalink que, quando combinado, dá ao piloto exatamente a informação necessária em todos os momentos.

Uma das vantagens destacada pelo o CEO da Saab, Håkan Buskhe, é a economia de recursos. "As nações precisam de defesas aéreas modernas para defender a soberania do espaço aéreo nacional. Por isso, a Saab desenvolveu métodos de concepção e produção para o Gripen E para atender tanto a alta capacidade quanto à redução de custos ", afirma.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, considerado como um dos grandes protagonistas do evento, falou da importância da aeronave – considerada um divisor de águas para a FAB. “O Gripen NG representará um fator preponderante para a dissuasão de qualquer ameaça a soberania do espaço aéreo, cumprirá ações de defesa aérea e realizará atividades de reconhecimento aéreo. A médio e longo prazo, a aeronave constituirá a espinha dorsal da aviação de caça brasileira”, declara o Comandante.