SAÚDE

Hospital de Força Aérea do Galeão é o 1º das Forças Armadas a integrar rede de telemedicina

Iniciativa integra os hospitais universitários do Brasil às unidades brasileiras de referência em saúde
Publicada em: 20/05/2016 09:30
Imprimir
Fonte: HFAG
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), localizado na cidade do Rio de Janeiro, inaugurou nesta semana (16/05) uma unidade da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). A iniciativa integra os hospitais universitários brasileiros às unidades de referência em saúde existentes no País por meio de redes de comunicação. O HFAG é primeira instituição das Forças Armadas a aderir à atividade.

Com a RUTE, os profissionais de saúde - organizados em grupos de interesse especial (SIGs, do inglês Special Interest Groups) - promovem sessões por videoconferência ou webconferência. É possível realizar debates, discussões de casos, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas. “Nosso efetivo pode, por exemplo, participar de uma reunião com os profissionais do Hospital Albert Einstein de São Paulo”, explica o coordenador do SIGs de teleodontologia do HFAG, Major Dentista Marcelo Rolla de Souza. A rede integra diversos profissionais em diversos níveis de formação profissional.

A rede é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o apoio é dado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além da Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). O intuito é aprimorar os projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. “Um dos maiores ganhos dessa rede é poder compartilhar conhecimentos e elevar a qualidade dos serviços prestados”, afirma o militar.

O coordenador nacional da RUTE, doutor Luiz Ary Messina, parabenizou o HFAG pela iniciativa da adesão à rede e durante a sua explanação ressaltou os benefícios. “Com a RUTE haverá condições de levar conhecimento as áreas mais longínquas do país, como as fronteiras e regiões onde exista carência de profissionais de saúde que poderão se beneficiar com uma segunda opinião em seus atendimentos”, afirmou. A rede também atenderá aos Hospitais de Campanha (HCAMP).

Durante o evento de inauguração, foi possível interagir por meio de videoconferência com profissionais de saúde de outras cidades como Brasília, Salvador, Vitória e São Paulo. O subdiretor técnico da Diretoria de Saúde de Aeronáutica (DIRSA), Brigadeiro Médico Sergio Idal Rosenberg, realizou a abertura do evento acompanhado pelo diretor do HFAG, Brigadeiro Médico Julio Cesar da Gama Apolinário. No total, o hospital possui quatro SIGs: cardiologia, odontologia, terapia ocupacional e enfermagem.

Além dos profissionais de saúde da FAB, participaram da inauguração representantes do Hospital Naval Marcílio Dias, do Hospital Central da Polícia Militar e do Serviço de Radioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.