DEFESA

Projetos estratégicos são essenciais para o desenvolvimento do Brasil, afirma ministro

Comandante da Aeronáutica lembrou que concepção estratégica não se materializa sem equipamentos
Publicada em: 16/05/2016 18:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

  Agência Força Aérea/Sargento Johnson   Agência Força Aérea/Sargento JohnsonO ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que os projetos estratégicos das Forças Armadas são indutores de desenvolvimento, considerando as áreas de indústria, tecnologia e recursos humanos. “Muitas vezes [o projeto] se inicia pelo campo da defesa, mas transborda para outros campos e assim contribui para o progresso do Brasil”, disse em discurso nesta segunda-feira (16/05) na cerimônia de posse realizada no Clube de Aeronáutica, em Brasília (DF). Ele substitui Aldo Rebelo, que esteve à frente da pasta nos últimos oito meses. A cerimônia contou com a presença dos Comandantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e dos presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao dar as boas-vindas em nome dos Comandantes das Forças Armadas, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato destacou que o ministério da Defesa é mais um instrumento de consolidação democrática, ao estabelecer normas e práticas que institucionalizaram a condução das Forças Armadas, que seguem uma única política em ambiente de coordenação e integração de meios e esforços. O oficial-general também mencionou a atuação do ex-ministro Aldo Rebelo que soube trazer a problemática da Defesa à sociedade e lembrou os índices de confiança que as Forças Armadas têm diante da população brasileira. “Continuaremos a insistir na necessidade de termos Forças [Armadas] mais bem equipadas, confiantes e confiáveis”, disse o Tenente-Brigadeiro Rossato. “A concepção [estratégica] de defesa não se materializa sem os equipamentos”, complementou.

  Agência Força Aérea/Sargento JohnsonCurrículo – Raul Jungmann, 64 anos, nasceu em Recife (PE). Está no seu terceiro mandato como deputado federal - esteve no cargo de 2003 a 2011 e voltou como suplente em 2015. Foi vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (2009/2010) e presidente da Frente Parlamentar da Defesa Nacional (2008/2010). Também ocupou o de secretário de Planejamento de Pernambuco, ministro do Desenvolvimento Agrário, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também foi secretário-executivo do Ministério do Planejamento em 1993 e 1994. Possui condecorações militares, como as Medalhas Pacificador, Almirante Tamandaré e Santos-Dumont.

Veja entrevista: