RIO 2016

Aeronave que transporta chama olímpica entra no espaço aéreo brasileiro

Aeronave comercial que transporta o símbolo dos Jogos Olímpicos pousa em Brasília na manhã desta terça-feira (03/05)
Publicada em: 03/05/2016 04:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes


  Às 3h18 desta terça-feira (03/05), a aeronave Boieng 767-300ER, da Latam Airlines, que transporta a chama olímpica ingressou no espaço aéreo brasileiro. Como procedimento de rotina, a controladora de tráfego aéreo do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), situado em Recife (PE), deu boas vindas à chegada do espírito olímpico no país sede do maior evento esportivo mundial. O voo JJ9751 saiu de Genebra, na Suíça, às 18h43 (horário de Brasília) de segunda-feira (02/05), com uma tripulação composta por 13 pessoas e 100 passageiros.
 
  No horário do contato com o piloto via rádio, o avião estava há 340 km da costa brasileira, numa altura 10.600 metros sobre o Oceano Atlântico. A velocidade aproximada é de 843 km/h. A estimada de pouso na capital federal é às 7h.

Para marcar a chegada da chama dos Jogos Olímpicos – Rio 2016, a Força Aérea Brasileira vai empregar dois caças F-5M do Esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis (BAAN), para fazer a interceptação e escolta do avião na capital federal. Antes do pouso, será realizado um sobrevoo sobre o Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios.

Ainda pela manhã, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará uma passagem pelo centro político da capital federal. No céu, uma mensagem será escrita de boas vindas à tocha olímpica.

Confira a mensagem de áudio da controladora: