AJUDA HUMANITÁRIA

Esquadrão Guará realiza transporte de jovem para avaliação médica

O paciente possui uma doença grave e vai ser avaliado no hospital que é referência nacional no transplante de pulmão
Publicada em: 15/04/2016 09:24
Imprimir
Fonte: Agëncia Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

  A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa quinta-feira (14/04), o transporte de Lucas Neres Pereira, 18 anos, da Capital Federal para Porto Alegre (RS). O objetivo foi levar o jovem, que possui uma doença respiratória chamada Bronquiolite obliterante (causada por um vírus que compromete o pulmão), para avaliação médica realizada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, centro de referência nacional no transplante de pulmão e coração. A entrada do jovem na fila do transplante de pulmão depende do resultado dessa consulta.

Segundo David Lima Pedrosa, médico que acompanhou Lucas durante a viagem, o jovem está em estado grave. Com o pulmão direito severamente comprometido, Lucas deve ficar no oxigênio por 24 horas e só pode ser deslocado por avião. “Ele depende de oxigênio e o aparelho que o acompanha tem autonomia de apenas duas a três horas. O avião da FAB foi fundamental”, destacou.

  O jovem foi transportado na aeronave U 35 Learjet (adaptada com maca e aparelhos médicos), do Esquadrão Guará, às 20h30, horário de Brasília. Para a tripulação, composta por três militares, esse tipo de missão, além de ser um incentivo, é uma resposta imediata do trabalho dos militares da Força Aérea. “Nesses casos, nós podemos cooperar com a vida de alguém. É muito significativo”, destacou o Comandante da aeronave, Tenente Aviador Benito Augusto de Laia Silva.

A volta para Brasília está prevista para sexta-feira (15/05), a partir das 13h30, horário de Brasília.