KC-390

Presidenta conhece em Brasília novo cargueiro reabastecedor da FAB

KC-390 esteve na capital federal cumprindo uma das etapas de ensaio em voo e certificação
Publicada em: 05/04/2016 15:13
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  Sgt Batista/CecomsaerA presidenta Dilma Rousseff conheceu nesta terça-feira (05/04), na Base Aérea de Brasília (BABR), a aeronave KC-390 - o novo cargueiro reabastecedor da Força Aérea Brasileira (FAB). Acompanhada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, pelos gerentes do projeto e do presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, Dilma viu de perto os detalhes da maior aeronave já desenvolvida e fabricada no Brasil, que esteve na capital federal cumprindo uma das etapas de ensaio em voo e certificação.

“É um avião de carga bem maior, com uma grande capacidade. Sem dúvida nenhuma é algo que deve nos orgulhar, como brasileiros é uma prova de que a engenharia e as empresas brasileiras, juntamente com a indústria de defesa e a política de defesa nacional, são capazes de gerar uma grande vantagem para o país”, avaliou a presidenta.   Sgt Batista/CecomsaerDilma também ressaltou as missões que o avião será capaz de cumprir, como transporte de tropa e equipamentos, evacuação aeromédica, combate a incêndio e reabastecimento em voo. “O avião também vai propiciar para o País divisas em moedas estrangeiras por ser um produto extremamente robusto que tem grande capacidade estratégica. É um feito, sem sombra de dúvidas, da engenharia nacional e da empresa Embraer”, destacou.

Há pouco mais de um ano, o KC-390 realizou seu voo inaugural e de lá para cá vem sendo testado durante os ensaios em voo. “A gente está na quarta fase do projeto, que é de projeto detalhado, rumo à certificação. Estamos em plena campanha de ensaios em voo, todos eles são aproveitados para a campanha, e é importante também a gente ter tido a oportunidade de estar aqui em Brasília, para que as autoridades que são responsáveis pelo programa vejam o resultado desse trabalho que está acontecendo”, explicou o Diretor do Programa KC-390 na Embraer, Paulo Gastão.

  A aeronave está sendo desenvolvida para substituir os atuais cargueiros C-130 Hércules e a previsão é que a certificação aconteça no segundo semestre de 2017. “O KC-390 é uma aeronave que vai ser uma marco operacional e doutrinário para a Força Aérea Brasileira. Nessa fase que nós estamos, vamos partir para o que chamamos de congelamento aerodinâmico, em que testaremos a aeronave em um dos componentes principais, que são os lançamentos reais de carga e pessoal”, afirmou o Gerente do Programa KC-390 na FAB, Coronel Cláudio Evangelista Cardoso.

Assista à reportagem e veja como foi o evento:

imagens/original/28717/160405bat0026(c)bruno_batista.jpg