EXAME DE ADMISSÃO

Começam as inscrições para os cursos de formação da Academia da Força Aérea

São 70 vagas para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria
Publicada em: 05/04/2016 14:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten João Elias


  Estão abertas as inscrições para o Exame de Admissão da Academia da Força Aérea (AFA) do ano de 2017. Ao total, são 70 vagas, sendo 20 para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores, 35 para Intendentes e 15 para Infantaria. A taxa é de R$ 70,00. Os candidatos podem se inscrever até o dia 25/04 pelo endereço eletrônico: http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br/afa2017.

As vagas são destinadas a candidatos dos sexos masculino e feminino (para os Cursos de Aviador e de Intendente) e do sexo masculino (para o de Infantaria). Os cursos têm duração de quatro anos e são realizados em Pirassununga (SP).

Os interessados devem ter concluído ou estar em condições de concluir com aproveitamento o ensino médio do Sistema Nacional de Ensino até a data da concentração final do certame, em janeiro de 2017. Além disso, não podem possuir menos de 17 nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2017.

O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, física, matemática, língua inglesa e redação) a serem realizadas em 10 de julho de 2016. Os candidatos também farão inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, teste de aptidão à pilotagem militar (somente para candidatos ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores) e validação documental.

  Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na AFA, no dia 19 de janeiro de 2017, para habilitação à matrícula. Durante a realização do curso, o candidato passa à situação de Cadete da Aeronáutica, estará sujeito ao regime escolar da AFA e fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, o cadete receberá, além do Diploma de Bacheral em Ciências Militares, na habilitação específica, o diploma de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública, sendo nomeado Aspirante a Oficial do Quadro de Oficiais Aviadores, Intendentes ou de Infantaria da Aeronáutica. 

Para obter mais informações, consulte os editais na página http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br/

Veja no Blog da FAB o que você precisa saber sobre o primeiro voo solo na AFA.

Assista aos Programas FAB em Ação e conheça mais sobre a rotina dos Cadetes na AFA e sobre a carreira de piloto militar.