SOCIAL

Unidade da FAB sedia reunião do Projeto Soldado Cidadão de 2016

A ideia é que a iniciativa ofereça cursos voltados para área de Hotelaria
Publicada em: 07/04/2016 11:00
Imprimir
Fonte: BASV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  O Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), localizado em Salvador (BA), sediou em março a reunião de coordenação do Projeto Soldado Cidadão (PSC) 2016. O objetivo foi nivelar conhecimentos entre as Forças Armadas e trocar experiências para a melhoria contínua do projeto. A iniciativa qualifica profissionalmente os jovens que prestam o serviço militar, complementando sua formação cívica-cidadã para facilitar seu ingresso no mercado de trabalho. Para 2016, a ideia é que o projeto ofereça cursos voltados para área de Hotelaria, com instruções realizadas no próprio CEMCOHA.

A Base Aérea de Salvador (BASV) participa do Projeto desde 2004 e durante 11 anos capacitou, ao todo, 399 militares para o mercado de trabalho em diversas áreas, como Montagem de Equipamentos Industriais Básico; Soldagem com Eletrodo Revestido; Funilaria Automotiva; Pintura Automotiva; Funilaria Automotiva; Pedreiro; Pintura Predial; Refrigeração Residencial e Industrial; Eletricista Predial; Auxiliar de Marcenaria; Profissional em Pintura; Computação Gráfica; Web Desing; Condutor de Veículo de Emergência; Empilhadeira; Eletricista Instalador Residencial de Baixa Tensão; Mecânico de Motor a Diesel; Administração de Contas a Pagar, Receber e Tesouraria; Fotografia e Auxiliar de Cozinha.

Cabo Jones fotografando  Cabo JonesA existência do projeto agrega valores para os jovens e para a Organização Militar. A participação melhora a autoestima do militar, torna-o ainda mais disciplinado e amplia suas aspirações no momento em que o prepara profissionalmente. A unidade aproveita essa mão de obra qualificada, melhora a qualidade nos serviços e tem o reflexo positivo ao valorizar o efetivo.

O Cabo Jones Gonçalves Santos participa do curso profissionalizante em Fotografia. Ele já atua na área fazendo ensaios e coberturas fotográficas em eventos e outros serviços. Com a certificação do curso, ele terá conhecimento técnico, o que o torna mais habilitado para realizar o trabalho que tanto gosta. “Hoje me sinto mais seguro para atender o cliente da forma que ele merece, com muito mais responsabilidade e qualidade no serviço”, garante o militar.

Aula prática de Funilaria Automotiva  3S GustavoVinicius Fernandes de Matos Araujo foi soldado na Base Aérea de Salvador e eleito Praça Padrão do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV) em 2013. Fez o curso de Manutenção de Automóveis Leves e hoje trabalha em uma empresa privada, na área de automação. Entrou na empresa como auxiliar de mecânico e, em pouco tempo, foi promovido a mecânico. Ele continua investindo em sua capacitação profissional e, ao contar a sua história, sempre incentiva outras pessoas. “Se eu puder deixar uma mensagem para os jovens que possuem hoje a idade que eu tinha quando fiz o curso, eu digo: aproveitem essa oportunidade!”.

O Projeto do Ministério da Defesa funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. Segundo o órgão, quase 200 mil jovens já foram beneficiados pelo Soldado Cidadão.

Assista ao FAB em Ação sobre os soldados da Força Aérea Brasileira e veja as oportunidades que os jovens têm dentro das unidades militares