OPERACIONAL

Esquadrão Poti realiza Exercício Operacional Zarabatana VII

Pela primeira vez, o esquadrão fará o lançamento de dois mísseis simultaneamente
Publicada em: 07/04/2016 08:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado no estado do Pará, sedia até o dia 12 de abril o exercício operacional Zarabatana VII, em que 67 militares trabalham para treinar técnicas de combate no helicóptero AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade é realizada pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV) e envolve lançamento dos mísseis Ataka, emprego de foguetes, tiro terrestre e voos noturnos.

"A missão do esquadrão é desenvolvida com o foco na tríade prontidão, mobilidade e precisão. O exercício Zarabatana é fundamental na manutenção do preparo da unidade para bem cumprir a sua missão", explica o Comandante do 2°/8°, Tenente-Coronel Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida.

Pela primeira vez, o esquadrão fará o lançamento de dois mísseis simultaneamente. A técnica será empregada tanto em voo pairado quanto rasante com o objetivo de aumentar a capacidade operacional da unidade. Além disso, os militares também realizarão o emprego de 40 foguetes ao mesmo tempo, a partir de uma só aeronave.

"No exercício, o esquadrão mantém a capacidade operacional de seus pilotos e mantenedores, proporcionando o treinamento necessário de forma a preparar o engajamento da Unidade Aérea nos Jogos Olímpicos deste ano", ressalta o Oficial de Operações do 2°/8°, Major Leonardo Bezerra Salim.

Zarabatana - O exercício operacional está em sua sétima edição e serve para a unidade aérea avaliar o comportamento e o poder de destruição de seus armamentos, além de testar a capacidadade dos helicópteros de ataque. As aeronaves AH-2 Sabre fazem parte de um processo de reaparelhamento da FAB. Os primeiros helicópteros foram recebidos em 2010 e a última unidade foi entregue em 2014.

Conheça as capacidades do AH-2 Sabre na reportagem da revista Aerovisão: