ALTO-COMANDO

Tenente-Brigadeiro Botelho assume Estado-Maior da Aeronáutica

Solenidade aconteceu na Base Aérea de Brasília na tarde desta sexta-feira (01/04)
Publicada em: 01/04/2016 19:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

  O Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho assumiu, nesta sexta-feira (01/04), o cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). O oficial-general substitui o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, que ficou à frente da unidade por pouco mais de um ano e, na mesma solenidade, se despediu do serviço ativo. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, a Ministra-Chefe substituta da Casa Civil, Eva Chiavon, e os Comandantes das três Forças Armadas brasileiras. 

Segundo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o EMAER possui a atribuição de assessorá-lo sobre os assuntos mais sensíveis e de mais alto nível da instituição. Ele destacou a atuação do Tenente-Brigadeiro Paes de Barros na tarefa de elaborar a concepção estratégica que vislumbra como será a Força Aérea Brasileira daqui a 25 anos, quando completar seu centenário. "A responsabilidade de viabilizar o amadurecimento da nossa concepção estratégica está sendo transmitida, agora, para o Tenente-Brigadeiro Botelho", afirmou.

Já o Ministro da Defesa, além de dar as boas-vindas ao novo Chefe do EMAER, enfocou seu discurso no legado deixado pelo Tenente-Brigadeiro Paes de Barros. "Este oficial-general é uma figura destinada a permanecer, pois se permanece pelo exemplo e não pela presença física", disse o Ministro Aldo Rebelo.

O Tenente-Brigadeiro Paes de Barros, em sua fala de despedida do serviço ativo, afirmou que vai continuar buscando novos caminhos de como poder ajudar os outros, a comunidade e a sociedade em geral. Ele teve a indicação de seu nome aprovada pelo Senado Federal para assumir uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O oficial-general também reiterou a importância de se pensar na Força Aérea do futuro. "Precisamos construir um futuro antes que ele nos surpreenda, pois, se não agirmos, ele poderá se transformar em um presente completamente diverso das nossas expectativas", disse.

Novo Chefe do EMAER: O Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho é natural de São Paulo (SP), ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1973 e possui mais de 3.600 horas de voo em nove tipos distintos de aeronaves. Comandou importantes unidades da FAB, como o Terceiro Comando Aéreo Regional e a Departamento de Ensino da Aeronáutica. Foi observador militar da ONU em Moçambique e representante brasileiro na Junta Interamericana de Defesa em Washington, nos Estados Unidos. 

Assista, abaixo, à entrevista concedida pelo novo Chefe do EMAER e aos melhores momentos da cerimônia de passagem de chefia.