HOMENAGEM

Militares da FAB celebram Dia do Especialista com solenidade em várias cidades do País

Civis e militares foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à FAB
Publicada em: 21/03/2016 15:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, BACG, BARF
Edição: Agência Força Aérea, por Evellyn Abelha

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi celebrado na capital federal durante cerimônia militar realizada na Base Aérea de Brasília (BABR) nesta segunda-feira (21/03). A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Mais de cem militares da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira (FAB) e civis foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à FAB.

A Sargento Isabela Pereira da Silva Gama foi umas das homenageadas. Já são 12 anos dedicados ao Quadro de Especialistas da FAB e hoje a militar contabiliza as oportunidades que teve por ser graduada da área de Serviços Administrativos (SAD). "Como especialista, eu tive a oportunidade de morar em diferentes cidades, conhecer novas pessoas, outras culturas. Também pude fazer cursos e enriquecer ainda mais a minha carreira", revelou. A militar é reponsável por realizar trabalhos administrativos na área de secretaria, pessoal, material e finanças no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília. Ela destaca, ainda, o orgulho pela profissão. "Ser militar é uma carreira nobre e ser um Sargento Especialista é motivo de orgulho não só para mim, mas para minha família; o meu trabalho ajuda a enriquecer a Força Aérea e eu contribuo com meu País", explicou.

  Durante a solenidade, o Ministro da Defesa destacou o profissionalismo dos especialistas enfatizando o comprometimento e o patriotismo que a atividade exige. Aldo Rebelo também relembrou os feitos de Bartolomeu Gusmão, que dá nome à medalha entregue aos agraciados. "Esse brasileiro conseguiu um fato que espantou o mundo, o voo em um balão. Por isso, ele é motivo de orgulho para nosso País, assim como vocês Especialistas", declarou.

Além da entrega da homenagem, a cerimônia contou com desfile militar ao som do hino dos Especialistas.

O Dia do Especialista também foi celebrado em outras cidades.

Campo Grande (MS) - Na Base Aérea de Campo Grande (BACG), a formatura contou com a presença de diversas autoridades civis e militares da cidade. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da BACG, Tenente-Coronel Daniel Cavalcanti de Mendonça. Perfilado no pátio de aeronaves, o efetivo da unidade entoou a Canção do Especialista em homenagem a todos aqueles que voam e fazem voar. Além disso, oito militares receberam a Medalha Bartolomeu de Gusmão.

Recife (PE) - Na Base Aérea do Recife (BARF), 20 agraciados receberam a medalha. A cerimônia militar foi presidida pelo Coronel Intendente Soares Paes, Prefeito de Aeronáutica do Recife (PARF). Bartolomeu Lourenço de Gusmão, cognominado o padre voador, foi um sacerdote secular, cientista e inventor nascido na capitania de São Vicente, em Santos, e ficou conhecido por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou "passarola". A medalha destina-se a premiar as personalidades militares e civis do Comando da Aeronáutica que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea. Na sua Ordem do Dia, o Comandante-Geral de Apoio ressaltou, “para o Comando-Geral de Apoio, são as senhoras e os senhores Especialistas de Aeronáutica que, em distintas funções, nos possibilitam realizar o sonho de Ícaro. Parabéns pelo grande trabalho de construção da nossa querida Força Aérea Brasileira”.

Assista ao vídeo e veja como foi a solenidade em Brasília: