SEMINÁRIO

Encontro discute gestão digital de arquivos

Evento realizado em Brasília conta com palestras e casos de sucesso
Publicada em: 17/03/2016 16:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Cerca de 200 pessoas, entre arquivistas e bibliotecários, participam, nesta quinta-feira (17/03), do Seminário Nacional de Documentação da Aeronáutica 2016. O evento, realizado em Brasília, é organizado pelo Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), com o apoio do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP). Estiveram presentes à abertura do encontro o Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o chefe do CENDOC, Coronel Intendente Carlos Alberto Leite da Silva; e o Diretor-Geral do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques, entre outras autoridades.

“Um dos principais objetivos do encontro é trazer para a Aeronáutica uma nova visão de gestão e preservação de documentos digitais”, explica o Tenente Thiago Roberto dos Santos Mercedes, um dos coordenadores do evento.

Para atingir essa meta várias palestras abordaram temas, como repositórios arquivísticos digitais confiáveis, reflexão sobre os instrumentos de pesquisa no mundo digital e sistema informatizado de gestão arquivística de documentos. Também foram apresentados casos de sucesso das redes de biblioteca do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

“Um dos aspectos mais importantes desse evento é trocar experiências com vários outros profissionais da área. O encontro também mostra a preocupação da Força Aérea com o alinhamento da gestão da informação e do conhecimento. Vamos levar o aprendizado adquirido e tentar implementá-lo em nossas organizações militares”, ressalta a Tenente Úrsula Monique Braga Cruz, que trabalha na Seção de Documentação, Informação e Conhecimento do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).

Além dos militares da Força Aérea, o seminário conta com a presença de profissionais do Exército, da Marinha, de várias agências governamentais, além de empresas.

“Uma dos temas que me chamou a atenção nas apresentações foi a questão da busca pela integração entre as áreas de tecnologia, arquivologia e biblioteconomia”, destaca Kenia Nazaré da Cunha, do Centro de Documentação e Informação da Líder Taxi Aéreo.