DESENVOLVIMENTO

Centro de Lançamento de Alcântara participa de evento de tecnologia e informação

O objetivo foi discutir a estratégia nacional do setor no Maranhão e apresentar as áreas que devem ser priorizadas
Publicada em: 25/02/2016 12:07
Imprimir
Fonte: CLA

CLA em evento de CT&I no Maranhão  2º Ten FILHO/ CLAO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) participou do seminário “Política e Planejamento da Ciência Tecnologia & Inovação no Maranhão: áreas estratégias para políticas estruturantes” realizado em São Luís (MA), na segunda-feira (22/02). O objetivo foi discutir a estratégia nacional do setor de tecnologia e informação, além de apresentar as áreas que devem ser priorizadas no estado visando maiores investimentos por parte do governo federal e estadual.

O Diretor do CLA, Coronel Cláudio Olany Alencar de Oliveira, participou do Painel III - Engenharia Aeroespacial e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Foram debatidos os avanços conquistados e potencialidades do setor espacial associado ao desenvolvimento de novas tecnologias que facilitam o cotidiano das pessoas, como os sistemas de comunicação via satélite, que possuem implicação direta na vida de todos, a exemplo da telefonia celular, TV digital, internet banda larga, Global Position System (GPS), geração de energia, entre outros.
 
“Por possuir um centro de lançamentos com posição privilegiada e uma infraestrutura de ponta instalada no Maranhão, é crucial estarmos juntos da comunidade científica local, contribuindo e fortalecendo a pesquisa e a inovação tecnológica, de modo, a gerar renda e novas perspectivas de desenvolvimento econômico na região. Nesse sentido, o CLA é um ator neste processo sinérgico que precisa ser cada vez mais contínuo e envolver os demais integrantes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirma o Coronel Olany.

O seminário é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Maranhão, em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento foi aberto pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão e contou ainda com a participação do chefe de gabinete do MCTI, do Coordenador-Geral substituto das Indústrias de Transporte Aéreo e Aeroespacial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior (MDIC), além de estudantes, pesquisadores, empresários e outros representantes da comunidade científica local, nacional e internacional.

Assista ao FAB em Ação sobre o Centro de Lançamento de Alcântara e conheça a rotina da unidade da FAB: