ESPORTE

Workshop no RJ debate diretrizes para o Desporto Militar do Brasil

Evento ocorre entre os dias 23 e 25 de fevereiro na Escola Superior de Guerra
Publicada em: 23/02/2016 09:10
Imprimir
Fonte: MD/Agência Força Aérea

Como parte das comemorações dos 60 anos da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), será realizada, no Rio de Janeiro, a 3ª edição do workshop “O Desporto Militar Brasileiro e o Esporte Nacional”. O evento começou nesta terça-feira (23/02) e vai até o dia 25 de fevereiro na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro.

O encontro deve reunir integrantes da CDMB, das Comissões Desportivas das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) e das Confederações Brasileiras de Desportos.

Temas como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deste ano, os Jogos Mundiais Militares da China, em 2019, e as Olimpíadas de Tóquio (Japão), em 2020, também serão abordados. Estão previstas palestras, debates, exposição e trabalhos em grupo.

“As expectativas são estabelecer metas e diretrizes para o Desporto Militar do Brasil (DMB) e rever prioridades estabelecidas para o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento às Forças Armadas”, explica o Coronel de Infantaria Vandeílson de Oliveira, coordenador do workshop.

Seis décadas

A comissão foi criada em 27 de fevereiro de 1956, pelo decreto n° 38.778, com o nome de Comissão Desportiva das Forças Armadas (CDFA), passando, em 1976, com o decreto nº 88.072, à atual denominação. A CDMB integra o Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa e é filiada à União Desportiva Militar Sul-Americana (UDMSA) e ao Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) - este último, sediado em Bruxelas, na Bélgica.

O CISM é um organismo internacional que congrega 134 países, sendo a terceira maior organização desportiva do mundo, ficando abaixo, apenas, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA).

A CDMB atua em várias frentes em prol da prática do esporte. Entre elas, a parceria com o Ministério do Esporte na elaboração, planejamento e execução do apoio aos atletas militares brasileiros por meio do Projeto Atletas de Alto Rendimento e a realização de um calendário esportivo anual para militares em mais de 27 modalidades tais como natação, judô e pentatlo militar.

Além disso, o CDMB proporciona aos atletas militares condições para participação em mundiais como Olimpíadas e Jogos Pan-americanos. A comissão também representa o Brasil no Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM).