COMANDO

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica tem novo chefe

Unidade é responsável pela produção de conteúdo e divulgação sobre a Força Aérea Brasileira
Publicada em: 11/02/2016 18:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Agência Força Aérea/Cabo FeitosaO Coronel Aviador Ary Soares Mesquita assumiu nesta quinta-feira (11/02) a Chefia do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). A unidade, ligada ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica, é responsável por atividades como o relacionamento com a imprensa, a produção de conteúdo sobre a Força Aérea Brasileira e o relacionamento com os públicos interno e externo, entre outras. Em dezembro do ano passado, o oficial foi indicado pelo Alto-Comando da Aeronáutica para promoção ao cargo de oficial-general.

O CECOMSAER também orienta o trabalho de cerca de 250 oficiais de comunicação que atuam como “elos” do Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE) em todo o Brasil. Entre os veículos de comunicação da unidade estão o canal na internet da FAB TV, a Rádio Força Aérea FM, com emissoras em Brasília e Foz do Iguaçu - além da internet, portais internet e intraer, jornal Notaer e revista Aerovisão. A unidade também gerencia os canais oficiais de mídias socias da FAB como o Instagram, Twitter e Facebook.

"Nunca ficou tão fácil estar perto da Aeronáutica", destacou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que presidiu a cerimônia de passagem de comando. O Comandante elencou os diversos produtos de comunicação desenvolvidos pelo CECOMSAER e destacou os novos recursos de acesso à informação, como os aplicativos para Android e iOS.

A solenidade realizada em Brasília (DF) contou com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, de adidos militares, além de profissionais de imprensa e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário.  Agência Força Aérea/Cabo Feitosa

O Coronel Ary substitui o Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic, que assumirá a Primeira Força Aérea (I FAE), sediada em Natal (RN). A unidade coordena a especialização operacional dos pilotos da FAB nas aviações de caça, transporte e helicópteros. Em suas palavras de despedida, o Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic falou sobre a missão da comunicação de colocar a FAB no cotidiano do cidadão brasileiro mostrando a atuação operacional. “A comunicação é fundamental. A área operacional precisa da comunicação para ter a relevância que ela merece”, afirmou.

No balanço de gestão dos últimos dois anos, o oficial-general também ressaltou o profissionalismo da equipe do CECOMSAER, que qualificou como “eclética, vitoriosa e comprometida”, e a qualidade ascendente dos produtos de comunicação.

  Agência Força Aérea/Cabo FeitosaPara o Coronel Ary, a expectativa do novo cargo é grande. “Será um ano intenso, começando com a batalha contra o mosquito”, afirma sobre os eventos que a FAB estará envolvida neste ano, como os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para o oficial, a comunicação hoje é peça essencial em qualquer instituição para mostrar o trabalho realizado. “É fundamental para atingirmos os objetivos de apresentar aos públicos externo e interno o valor do trabalho realizado pela FAB”, finaliza.

Currículo - O novo Chefe do CECOMSAER, Coronel Ary Soares Mesquita, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e ingressou na Força Aérea em 31 de janeiro de 1984. Nesse período acumulou mais de 4,6 mil horas de voo em aviões de transporte. Possui especialização (MBA) em Gestão de Processos pela Universidade Federal Fluminense e em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre os cargos mais recentes estão: Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na África do Sul, Comandante da Base Aérea de Salvador; Subcomandante da Base Aérea de Brasília e Comandante do Esquadrão Guará (6º ETA).