SEGURANÇA DE VOO

CENIPA disponibiliza nove cursos na área de prevenção para 2016

Estão previstas cerca de 700 vagas para os cursos presenciais. Todas as opções são gratuitas
Publicada em: 16/01/2016 08:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Estão abertas as solicitações de matrícula para os cursos de 2016 do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no total são oferecidos nove cursos na área de prevenção. Os prazos de solicitação e os pré-requisitos para participar da seleção variam de acordo com a opção escolhida. O calendário com a previsão de datas, cursos e condições para matrícula já estão disponíveis na página da organização. Todos os cursos são gratuitos.

Para 2016, estão previstas cerca de 700 vagas nos cursos presenciais. O primeiro evento do ano é o Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção (EGAP), destinado a militares das Forças Armadas e Auxiliares. Os interessados têm até o dia 4 de fevereiro para enviar a solicitação de matrícula. A previsão é que o estágio seja realizado de 16 a 18 de fevereiro.

Dentre as opções oferecidas, o Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CPAA) é um dos mais procurados. Durante o CPAA, o aluno tem instruções nas áreas de gerenciamento do risco, exercício de vistoria, prevenção na manutenção, risco de fauna, entre outras. A Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do CENIPA explica que os cursos passam por uma revisão e atualização todos os anos de acordo com as necessidades e para um melhor aproveitamento. “Os cursos são planejados de forma a capacitar profissionais para desempenharem atividades de prevenção de acidentes aeronáuticos”, explica o Vice-Chefe do CENIPA, Coronel Marcelo Marques de Azevedo.

  Reestruturação - O CENIPA iniciou um processo de reestruturação dos cursos ofertados e algumas mudanças já foram implementadas no final de 2015.

O Curso Básico de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos à distância (CBPAA-EAD), pré-requisito para o aluno se candidatar aos cursos presenciais, não está mais disponível para solicitação de matrícula. A partir de agora, o candidato deverá solicitar a vaga diretamente no curso presencial e, caso selecionado, será automaticamente inscrito no CBPAA-EAD, que corresponderá à primeira fase dos cursos. Os interessados que já realizaram o curso básico em outros anos deverão efetuar a solicitação de matrícula no curso presencial, mas serão dispensados da fase à distância.