ISO 9001

Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo recebe ISO 9001

O CENIPA trabalhou de forma contínua na adequação interna do Sistema de Gestão da Qualidade
Publicada em: 18/12/2015 08:00
Imprimir
Fonte: CENIPA

  O Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu em  2015 a certificação de qualidade ISO 9001. Ao longo do ano, o CENIPA trabalhou de forma contínua na adequação interna do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O sistema tem como finalidade identificar, mapear e controlar os processos da organização, de modo a padronizar as atividades e aumentar a qualidade do produto final oferecido.

“O CENIPA, em seu trabalho de investigação de acidentes aeronáuticos, utiliza-se de diversas técnicas e procedimentos para analisar os fatores ligados ao acidente ou incidente aeronáutico. Dentre esses fatores, a leitura e análise dos gravadores de voo se reveste de crucial importância para o esclarecimento das circunstâncias anteriores à ocorrência”, destacou o Assessor da Qualidade, Capitão da reserva Romildo Moreira, que coordenou todo o trabalho.

A conquista só foi possível por fazer parte da política institucional relativa à qualidade dos processos estabelecida pelo Centro, que visa não ser restrita somente ao LABDATA, mas por contemplar também outros setores e unidades subordinadas, como os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).

Durante a entrega da certificação, o Chefe do LABDATA, Major Régis Vinicius Silva Barreto, ressaltou a importância do ISO 9001. “A certificação é o reconhecimento do trabalho sério que o CENIPA e o LABDATA vêm desenvolvendo ao longo dos anos, desde a sua criação, em 2006”, finalizou.