RETROSPECTIVA 2015

Esquadrão de Demonstração Aérea volta a se apresentar nos céus do Brasil

Neste ano, a equipe já se apresentou em quinze locais diferentes
Publicada em: 26/12/2015 08:00
Imprimir
Fonte: EDA

  O céu voltou a ser palco, novamente, das acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. Dois anos de diversos treinamentos e da efetivação de várias atividades relacionadas à implantação operacional e logística foram suficientes para a Fumaça abrilhantar o ano de 2015 com sua demonstração aérea apresentada agora pelo novo protagonista: o A-29 Super Tucano. A equipe já se apresentou em quinze locais diferentes nos estados de São Paulo, Goiás, Alagoas e no Distrito Federal, em Brasília.

Vale ressaltar que a primeira demonstração da Fumaça com as aeronaves A-29 (assista ao vídeo) ocorreu na cerimônia militar de entrega de espadins da Turma Jaguar, do primeiro ano da AFA. O momento histórico consolidou ainda mais a ligação existente entre os Cadetes e a Esquadrilha da Fumaça, uma vez que esta nasceu justamente para incentivá-los a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves, motivando-os à pilotagem militar. Veja na reportagem abaixo como foi a demonstração:


Após a estreia, foi a vez de realizar a primeira apresentação fora de sede, na “18º Feira Internacional de Aviação”, em Maringá, nos dias 11 e 12 de julho.
A partir daí, foram mais cinco demonstrações em cidades do interior de São Paulo (Porto Ferreira, São José do Rio Pardo e Pirassununga), uma nos Portões Abertos de Anápolis (GO) e outra no
Desfile Militar de 7 de setembro, em Brasília (DF). Mais duas apresentações aconteceram nos Portões Abertos de São José dos Campos, uma em Maceió, no dia 5 de dezembro, na comemoração de 200 anos da cidade, finalizando no céu de Pirassununga, na cerimônia de Declaração de Aspirantes da Turma Kratos, do 4º ano.

Saiba mais sobre o retorno das demonstrações na edição especial do NOTAER.
 
Diariamente, a Esquadrilha da Fumaça recebe visitas de muitas instituições e de grupos diferentes das mais diversas idades. No total, foram contabilizadas 65 visitas, o que se aproxima de mais de duas mil pessoas atendidas. Elas assistiram à apresentação sobre a Esquadrilha no auditório da instituição, conheceram o Salão Histórico e o monumento das aeronaves antigas. A demanda por visitas é tão grande que o Esquadrão também alcançou a marca de 1.800 visitantes nos finais de semana, entre outubro de 2014 até 2015.

  No total, foram apresentadas 15 palestras em diversas instituições. Representantes das áreas de saúde, comércio e da aviação são alguns dos exemplos de profissionais que assistiram à palestra de pilotos da Esquadrilha da Fumaça, abordando o tema “Trabalho em equipe”, um dos pilares da instituição.

 

 

 

Assista o vídeo e veja as manobras da fumaça a partir de câmeras instaladas nas aeronaves durante o desfile de 7 de setembro em Brasília: