ENSINO

Instituto Tecnológico de Aeronáutica forma 230 especialistas neste sábado (05)

Cursos visam à capacitação de profissionais da FAB e do setor aeronáutico
Publicada em: 05/12/2015 07:00
Imprimir
Fonte: ITA

  Divulgação ITAO Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), forma neste sábado (05/12) mais 230 especialistas em nível de pós-graduação. Os quatro cursos visam à capacitação de profissionais da Força Aérea Brasileira (FAB) e do setor aeronáutico. As modalidades são flexíveis e possibilitam a atualização e aprofundamento de um dado conhecimento, de forma ágil.

"Estes cursos são uma modalidade de capacitação com resultados de curto e médio prazo, mas mantendo o nível de excelência dos cursos do ITA", explica o pró-reitor de extensão e cooperação do ITA, professor doutor Anderson Ribeiro Corr  Divulgação ITAeia.

Uma das áreas de especialização foi a de Análise de Ambiente Eletromagnético. A modalidade atende à demanda do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Este ano formam-se seis militares, sendo cinco da Aeronáutica e um do Exército Brasileiro.

Outro segmento de estudo é o de Extensão em Engenharia de Armamento Aéreo. O curso, oferecido com apoio da Divisão de Sistemas de Defesa do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço), é o único de pós-graduação no Brasil. Com mais de 35 anos de oferta, visa uma formação ampla de aplicação de tópicos de Engenharia em sistemas de armas aéreas. Desde a primeira turma, 1977, foram formados 137 especialistas em armamento aéreo. A turma de 2015 é composta de 5 alunos, sendo 4 militares da Força Aérea e 1 civil da Embraer.

Já o curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety) iniciou-se em 2004, numa cooperação entre o ITA, organizações militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e órgãos e empresas do setor aeronáutico. O curso visa à integração de competências existentes em engenharia aeronáutica, confiabilidade e segurança, gerenciamento de crises e planejamento de contingências, negócios entre outros temas ligados à aviação. Até o momento, formou 473 especialistas. Este ano concluem um total de 57 formandos.

O curso de Aperfeiçoamento em Fiscalização de Projetos e Obras e Infraestrutura com Ênfase em Aeroportos Regionais promoveu a capacitação de funcionários da Secretaria de Aviação Civil e do Banco do Brasil, formando 30 profissionais.