TECNOLOGIA

Equipe do ITA vence categoria avançada do Aerodesign 2015

Competição reuniu universitários da área de engenharia do país
Publicada em: 04/11/2015 13:21
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Equipe do ITA recebe premiação  ITAO Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) venceu a categoria avançada do SAE Brasil Aerodesign 2015, uma das maiores competições de engenharia voltada para a construção de aeronaves. O evento aconteceu no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

A equipe Leviatã, formada por alunos do primeiro, segundo e terceiro ano de Engenharia Aeronáutica do ITA, além de quatro alunos do mestrado, conquistaram o prêmio na categoria avançada. O grupo desenvolveu um aeromodelo movido a motor elétrico, com menos de três quilos. De acordo com as regras da categoria advanced, os aviões poderiam carregar qualquer tipo de carga útil, exceto chumbo.

Satisfeito com o resultado, o aluno Gabriel Max conta que durante um projeto como esse, a equipe tem a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos durante a graduação de uma forma diferente daquelas aplicações sugeridas pelos livros ou pelos professores em sala de aula. “No aerodesign nós vemos as contas, literalmente, saindo do papel. Além da área técnica, outras também são estimuladas, como o trabalho em equipe e a gestão de projetos”, comemora.

Segundo o professor orientador da equipe, Vitor Gabriel Kleine, antigo participante da competição no período de graduação, a escolha do motor elétrico foi determinante para a vitória. “Foi uma opção acertada, uma vez que a equipe já tinha um protótipo similar ao aeromodelo que competiu no primeiro semestre, o que permitiu testes e ajustes,” ressalta.

O aluno Saulo Oliveira, que faz mestrado no ITA, destaca o bom trabalho desenvolvido pela equipe. “Competimos com as menores aeronaves já construídas pela Leviatã, do ITA. Apesar da apreensão frente aos concorrentes, mostramos um trabalho robusto e confiável," admite.

Saiba mais

O Sae Brasil Aerodesign 2015 teve como objetivo promover atividades que contribuam na formação extracurricular dos estudantes e engenharia, incentivando a aplicação prática do conhecimento. Outros valores cultivados são o trabalho em equipe, cooperação e a disseminação do conhecimento.

A competição é dividida em três categorias: advanced, regular e micro. Na categoria regular e título geral foi para a equipe Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). Na micro, o primeiro lugar ficou para a equipe Mike, também da Escola de Engenharia de São Carlos.