SAÚDE

Uso de atividade com animais ajuda a melhorar qualidade de vida de idosos

A técnica foi implantada no Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo
Publicada em: 06/11/2015 09:00
Imprimir
Fonte: Comunicação Social do NuHFASP

Caminha_com_c�es1Uma atividade inusitada implementada no Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) está ajudando a melhorar a qualidade de vida dos idosos. Desde o final de outubro, a técnica de terapia assistida por animais está sendo desenvolvida com o grupo da terceira idade do hospital, formado por cerca de 80 pessoas, entre militares, pensionistas e dependentes, todos com idade acima dos 60 anos.

“A terapia assistida por animais é uma inovação na nossa Força, e que merece ser disseminada em outras Organizações de Saúde da Aeronáutica pelos comprovados benefícios que trazem aos nossos idosos”, revela o Diretor do NuHFASP, Coronel Médico Ricardo Gakiya Kanashiro.Caminhada_com_obst�culos

A atividade tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos membros do Grupo, por meio do aumento da autoestima e sociabilidade, verbalização, motivação e sensação de bem-estar.

A psicóloga e adestradora comportamentalista Fátima Neves realizou a primeira sessão de Terapia Assistida por cães com 20 idosos do Grupo. Foram feitas atividades de caminhada e alongamento, com circuito formado com bambolês no qual os cães ultrapassaram os obstáculos, além de caminhada em zigue-zague e na ponta dos pés, buscando a melhoria do equilíbrio e coordenação.

"Por meio do estabelecimento de uma estrutura afetiva dos pacientes com os animais, procuramos tornar a terapia  agradável e prazerosa", afirma a psicóloga.       

Caminhada_com_obst�culos1Os idosos que participaram da terapia mostraram-se bastante motivados. “É impressionante a obediência, sensibilidade e cuidado dos animais ao interagir com o Grupo, evitando que os integrantes se machucassem”, afirmou Cacilda Tolentino Flores Leite, do Grupo da Terceira Idade.