ESPORTE

FAB realiza corridas em SP, PA, AM e MA

Eventos foram realizados em homenagem ao Dia da FAB e do Aviador
Publicada em: 14/10/2015 13:50
Imprimir
Fonte: CLA/VII COMAR/CPBV/IV COMAR

  CINDACTA IV  IV COMARMais de três mil atletas participaram da 12ª edição da Corrida Santos Dumont, sob coordenação da Base Aérea de São Paulo (BAST). Eles percorreram segunda-feira (12/10) os circuitos de 4,2Km e 10km por dentro do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte, na zona norte da capital paulista. A corrida contou com a participação de idosos, crianças, pessoas com deficiência e até animais de estimação.

Pelo segundo ano consecutivo, os participantes do circuito puderam contemplar as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) expostas no pátio do PAMA-SP. “Sempre participo de corridas de curta distância, mas é a primeira vez que tenho oportunidade de correr dentro de uma área militar e estou encantada”, afirmou a aposentada Silvana Rodrigues Maciel, de 74 anos, inscrita na categoria de 4,2km.

Premiações - O brasileiro Luis Paulo da Silva Antunes e a queniana Nelly Jepkurui foram os primeiros colocados na categoria geral masculino e feminino, com o tempo de 30min49s e 36min35s, respectivamente. Na categoria militar, o pódio ficou com a Sargento Gislene e o Sargento Rodrigues, ambos do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Representando os participantes do PAMA-SP, o Coronel Aviador Ricardo Neubert, Diretor da Organização, recebeu das mãos do Major-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), o prêmio de maior equipe inscrita na corrida. 

O evento ocorreu também em outros estados.  CINDACTA IV

Amazonas - O Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), por meio do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), realizou a 38ª edição da Corrida Santos-Dumont. O evento reuniu 1.400 inscritos, de ambos os sexos, divididos em diferentes modalidades, incluindo, deficientes visuais e cadeirantes. A atividade ocorreu no último domingo (11/10) nas proximidades do próprio CINDACTA IV, na zona oeste de Manaus, com percursos de cinco e dez quilômetros.

O profissional de educação física José Mário Marques dos Santos já participou de mais de dez edições da Santos-Dumont e também prepara atletas de corrida. “É um evento tradicional no calendário de Manaus. As corridas são um meio de se buscar melhora na qualidade de vida. Tenho alunos que começaram essa atividade porque queriam perder peso e acabaram tomando gosto. Para alguns, esses eventos podem ser o início da vida de corredor”, disse.

A tradicional corrida é direcionada à sociedade em geral, aos atletas profissionais e aos amadores, de todas as idades, e tem o objetivo de promover o bem-estar social e a busca pelo estilo de vida e de hábitos mais saudáveis.  

2ª Corrida da Asa em São Luís  Sd Gilberto/ CLAMaranhão – Cerca de 300 corredores participaram no domingo (11/10) da segunda edição da Corrida da Asa, promovida pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O percurso de cinco quilômetros foi realizado na Avenida Litorânea, em São Luís. A largada ocorreu às sete horas da manhã.

Todos que concluíram a prova receberam medalhas de participação. Os atletas disputaram nas modalidades masculino e feminino e os cinco primeiros colocados em cada categoria receberam troféus de premiação. As vencedoras receberam também kits individuais com produtos de beleza e os primeiros colocados do masculino e feminino ganharam bicicleta específica para competições esportivas.

Os participantes da prova puderam levar para a casa mudas de árvores. A ação de sustentabilidade incentiva a preservação ambiental por meio da arborização dos centros urbanos.   CPBV

Pará - A terceira edição da “Corrida e Caminhada Asas que protegem o País", realizada na segunda-feira (12/10) no município de Peixoto de Azevedo, reuniu cerca de 350 atletas oriundos do norte do Mato Grosso e Sul do Pará. A corrida contou com as categorias "Livre", para participantes de até 45 anos, e "Sênior", acima de 45 anos, tanto no masculino como no feminino e ainda premiou os militares da FAB. O evento foi promovido pelo Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) com o apoio das secretarias de Educação e Esporte do município.

Dia da FAB e do Aviador - O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado todos os anos em 23 de outubro, relembra o feito do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação. Nesse dia, no ano de 1906, ele sobrevoou os céus de Paris a bordo do lendário 14 BIS, o primeiro aparelho mais pesado que o ar a voar sem auxílios externos. Em memória à invenção de Santos-Dumont, que abriu os caminhos para a moderna indústria aeronáutica, nos meses de outubro as organizações militares do Comando da Aeronáutica promovem atividades artísticas e culturais, esportivas, sociais, cerimônias militares e portões abertos com exibições de aeronaves para celebrar o 23 de outubro, data magna da FAB.