HISTÓRIA

Cerimônia marca o 71º aniversário da chegada do Primeiro Grupo de Caça na Itália

Brasileiros combateram na Segunda Guerra Mundial no teatro de operações na Itália
Publicada em: 06/10/2015 14:09
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

71 anos da chegada do 1º Grupo de Aviação de Caça   Adidância da ItáliaO 71º aniversário da chegada do 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália (1º GAVCA) para combater na Segunda Guerra Mundial foi celebrado com uma cerimônia realizada no portão da antiga base aérea da cidade de Tarquinia, na Itália. O evento realizado nesta terça-feira (06/10) também foi marcado pela inauguração do Gonfalone do 1º GAVCA na Itália.

Segundo o Adido de Defesa e Aeronáutico na Itália, Coronel Aviador Frederico Alberto Marcondes Felipe, trata-se de um tipo de estandarte tradicional na Itália, usado por organizações civis e militares para representação. “Seu uso por parte da FAB indica a integração e a cooperação entre os povos brasileiro e italiano e representa o esforço realizado por uma Força Aérea recém criada para auxiliar no esforço de guerra”, explicou o adido.

71 anos da chegada do 1º Grupo de Aviação de Caça   Adidância da Itália O estandarte permanecerá sob guarda da Adidância de Defesa e Aeronáutica na Itália, sendo usado em todos os eventos realizados pela adidância brasileira em solo italiano. A cerimônia contou com a participação do vice-prefeito da cidade de Tarquinia, Renato Bacciardi.

História - No dia 06 de outubro de 1944 os jovens pilotos brasileiros pisaram pela primeira vez em solo italiano, iniciando uma campanha de coragem, profissionalismo e competência, contribuindo para o restabelecimento da democracia e da liberdade na Europa e no mundo.