DIA DO IDOSO

Suboficial da reserva lança livro sobre experiência em grupo de idosos

Lançamento foi feito durante comemorações pelo dia do idoso no Hospital de Aeronáutica de Belém
Publicada em: 06/10/2015 07:05
Imprimir
Fonte: HABE

O Suboficial da resLançamento do livro do SO R1 Agostinho Alencar  SCS HABEerva Agostinho Alencar, membro do Grupo de Idosos “Renascer” e da Oficina de Memória do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), lançou na última quinta-feira (01/10) o livro “Singelas Mensagens”. A publicação relata as experiências do suboficial a partir das atividades vividas nos espaços e reuniões das quais participa.

Segundo o autor de 79 anos, as oficinas de memória oferecidas pelo grupo o incentivaram a escrever o livro. “As aulas são muito legais e ajudaram muito”, declarou. O militar da reserva também explicou que as mensagens publicadas procuram motivar um melhor tratamento aos idosos. “Em um trecho eu ressalto o tratamento do motorista de ônibus aos mais velhos. Aquele idoso que está no ônibus pode ser o pai ou o avô do motorista”, enfatiza.

Os grupos da terceira idade contam com 54 idosos e estão vinculados ao Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGG) do HABE, localizado no Espaço de Convivência Coronel Médico Laércio Proença de Moraes, onde atua uma equipe multiprofissional com assistente social, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. São realizadas oficinas e atividades específicas para os participantes.

O lançamento do livro foi realizado no auditório do HABE durante as comemorações do dia do idoso. Cerca de 60 pessoas participaram do evento que também contou com a palestra de Jeisiane Lima Brito, doutoranda em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela discutiu o tema “Sexualidade e Envelhecimento”, abordando conceitos e preconceitos em relação ao idoso, além de outros aspectos que são comumente negligenciados e pouco compreendidos pela sociedade e pelos próprios idosos, como a sexualidade na “melhor idade”