OPERACIONAL

Unidade que gerencia 45% do tráfego aéreo do Brasil realiza exercício de campanha

Efetivo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo é treinado para situações extremas
Publicada em: 02/09/2015 14:33
Imprimir
Fonte: CINDACTA I

Uma das atividades foi sobre boias improvisadas  Cabo Murilo/ CINDACTA I Parte do  efetivo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) participou de exercício de campanha na última semana. As atividades realizadas em Brasília (DF) tiveram o objetivo de treinar os 340 militares para situações extremas em cumprimento ao programa de instrução militar da organização.

Divididos em grupos de 85,  eles tiveram instruções de tiro, ofidismo, primeiros socorros, nós e amarrações, além da utilização de boias improvisadas para travessia de rios. Os militares se alimentaram com ração operacional e receberam bússola e mapa para orientação no terreno. As atividades iníciavam às 6h da manhã e encerravam por volta de 23h.

EXERCÍCIO DE CAMPANHA   Cb Murilo

Para o Comandante do CINDACTA I, Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior,  o programa de instrução militar é fundamental para a manutenção operacional do efetivo. “Esses conhecimentos adquiridos sempre podem  ser utilizados”, finalizou.

De acordo com a Sargento Marisélia dos Santos Costa além de instruções proveitosas, foi possível trabalhar entrosamento de equipe. “Aprendi que há diferentes maneiras de como projetar uma boia de forma eficiente para transpor água. Na parte noturna houve dinâmica de grupo, onde foi destacada a questão da coesão e do consenso do grupo”, declarou.

Os militares tiveram diversas instruções  Cabo Murilo/ CINDACTA I

A Sargento Jéssica da Rocha Santos destacou o exercício de tiro como muito positivo. “Foi muito bom poder ver em cada militar o desejo de vencer e a expectativa de concluir a nossa missão”, ressaltou.

CINDACTA I - Sediada em Brasília, a organização é responsável pelo gerenciamento de 45% do tráfego aéreo do País. Realiza também serviços de defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.

imagens/original/25915/10- ten carlos.jpg
imagens/original/25915/15- ten carlos.jpg
imagens/original/25915/2- cb murilo.jpg